Um total de 470 caminhões de ajuda foram enviados pela fronteira de Rafah, no Egito, para entrar na Faixa de Gaza depois de terem passado por inspeções de segurança, disse neste domingo (17) o coronel Moshe Tetro, alto funcionário do Ministério da Defesa de Israel.
O anúncio acontece após decisão do governo israelense, na semana passada, de permitir a inspeção de caminhões de ajuda humanitária em Kerem Shalom (que fica na fronteira de Israel, Gaza e Egito) pela primeira vez desde o ataque do Hamas em 7 de outubro.
O governo dos EUA pressionou Israel a reabrir a passagem de Kerem Shalom para permitir que a ajuda humanitária entrasse diretamente no enclave palestino, em uma base de emergência.
Na sexta-feira (15), o gabinete de guerra israelense aprovou uma medida temporária para descarregar caminhões que transportavam ajuda humanitária que chegavam do Egito, no lado de Gaza da passagem, em vez de fazer com que os veículos passassem por Rafah, acrescentou Tetro.
Esta decisão, segundo ele, irá “aumentar a quantidade de ajuda que entra na Faixa de Gaza, onde continuará a ser recebida por organizações de ajuda internacionais que a entregarão ao povo”.
Veja também: Israel diz ter encontrado maior túnel do Hamas em Gaza
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil