• dom. fev 2nd, 2025

À CNN, Celso Sabino diz que é “funcionário dos brasileiros” e que nomeações cabem a Lula

Ouvir notícia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou neste sábado (17) com Celso Sabino (União-PA), cotado para assumir o Ministério do Turismo no lugar da atual titular da pasta, Daniela Carneiro.

À CNN, Sabino disse ser um “funcionário do povo brasileiro”, mas destacou que as nomeações cabem ao presidente. “Sou um funcionário do povo brasileiro. E essa questão de nomeação para ministério cabe à avaliação do governo, ao presidente Lula. Sou um soldado também do meu partido, leal e fiel aos meus companheiros deputados do União na Câmara”, disse.

Lula e Sabino conversaram por cerca de 20 minutos durante um almoço em Belém, onde o presidente participou de cerimônia de anúncio da realização da COP30 no município, em 2025, entre outros compromissos. O encontro também contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Sabino elogiou a atuação de Lula em prol de ações no Pará e entregou ao presidente e ao governador camisetas do Clube do Remo, time de futebol do estado, segundo a assessoria do deputado.

O União Brasil pressiona pela demissão de Daniela Carneiro do ministério. As articulações para a saída dela se intensificaram nas últimas semanas e é tida como questão de tempo pelo partido. A ministra pediu autorização à Justiça Eleitoral para se desfiliar da legenda e não tem o apoio da maioria dos deputados federais da sigla.

Celso Sabino é o nome da bancada do partido na Câmara dos Deputados.

Durante discurso, Helder Barbalho demonstrou apoio a Sabino.

“Presidente, lhe dizer que, se o Pará tiver mais um ministro, nós não vamos achar ruim. Fortalece o nosso estado. Portanto, caso a sua decisão seja essa, o Celso [Sabino] representará todos nós juntos com o ministro Jader [Filho] para que o Pará possa estar fortalecido”, declarou.

Na terça-feira passada (13), Daniela Carneiro se reuniu com Lula, que decidiu pela manutenção dela no cargo, ao menos por enquanto. Na Câmara, onde participou de audiência sobre turismo no Brasil e prioridades da pasta, a ministra disse que a permanência dela à frente da pasta “está à disposição do presidente Lula”.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem