• qui. jan 23rd, 2025

À CNN, Padilha nega pressão sobre BC: “O que há é debate público sobre juros”, diz

Ouvir notícia

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), nega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja pressionando o Banco Central a reduzir a taxa básica de juros da economia.

“O que há é um debate público sobre juros”, disse em entrevista à analista de política da CNN Basília Rodrigues, nesta quinta-feira (9).

“As equipes dialogam, e isso é um debate público no Brasil sobre a taxa de juros no país. A própria lei da independência do BC permite que esse debate exista. Poder debater se os objetivos estão sendo cumpridos e a taxa de juros de forma civilizada é positivo”, disse. É importante que a gente faça esse debate de forma técnica e equilibrada”.

O ministro também ressalta que “não existe qualquer discussão dentro do governo Lula de mudar a lei de independência do Banco Central”, e que considera saudável que o presidente da instituição vá ao Congresso falar sobre a política da instituição.

“O diálogo entre o BC e Congresso é sempre parte importante da democracia. A própria lei da independência do BC permite que esse debate exista”.

Em meio a críticas do presidente Lula sobre o atual patamar da Selic, líderes do PT na Câmara dos Deputados decidiram apoiar um requerimento de urgência ao pedido de convite para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fale no plenário da Casa sobre a política monetária implementada pela autarquia.

Relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Em entrevista à CNN, o ministro também confirmou o relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida na próxima semana.

Alexandre Padilha também disse à CNN que o governo federal está se mobilizando para que as emendas parlamentares possam ser usadas para obras de moradia em municípios de menos de 50 mil habitantes.

Durante uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros e parlamentares da base aliada, na quarta-feira (8), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, havia confirmado o relançamento do programa na próxima terça-feira (14), começando pela entrega de quase 6 mil unidades habitacionais.

Lula deve relançar o programa habitacional oficialmente na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, durante agenda de entrega de casas simultânea em outros estados, segundo informações oficiais.

As novidades do relançamento devem ser descritas em Medida Provisória que Lula assinará na ocasião.

A volta do programa deve trazer de volta a Faixa 1, destinada a pessoas de baixa renda, excluída na gestão anterior.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem