Adversária da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar, a Croácia nunca venceu o Brasil, contra quem já jogou quatro vezes – a primeira foi em 2005, em partida que terminou empatada em 1 a 1.
Pela Copa do Mundo, os dois países já se encontraram duas vezes, nas fases de grupo de 2006 e 2014, ocasiões em que o Brasil venceu por 1 a 0 e por 3 a 1, respectivamente.
O empate em 1 a 1 em 2005 foi a única vez em que a Seleção Brasileira não venceu os croatas. Naquela ocasião, o Brasil entrou em campo já com o time-base que jogaria a Copa de 2006, com exceção do meia Ricardinho – que acabou sendo o autor do gol brasileiro, empatando a partida aos 42 minutos do primeiro tempo.
A partida entre Brasil e Croácia em 2014 foi o jogo inaugural do Mundial daquele ano, realizado em solo brasileiro. Marcelo, em gol contra, abriu para os croatas, mas Neymar – duas vezes – e Oscar garantiram os três pontos sobre os europeus.
Dos titulares daquele Brasil, Daniel Alves, Thiago Silva, Neymar estão no time em 2022. Já do lado croata, Dejan Lovren, Luka Modric, Mateo Kovacic e Ivan Perisic são os nomes remanescentes.
Brasileiros e croatas se enfrentaram pela última vez em um amistoso em 2018, dias antes do início da Copa do Mundo na Rússia. Neymar e Roberto Firmino marcaram os gols da vitória Canarinho por 2 a 0.
Brasil e Croácia se enfrentam pelas quartas da Copa no Catar na sexta-feira (9), ao 12h (horário de Brasília). Os croatas avançaram de fase após vencerem nos pênaltis o Japão, enquanto a Canarinho garantiu a vaga na próxima fase depois de golear a Coreia do Sul. Quem vencer, pega Holanda ou Argentina nas semis.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil