Se você está com febre e tosse, não precisa mais necessariamente ir ao médico para saber se é gripe ou Covid-19 – ao menos nos Estados Unidos, por enquanto.
Na sexta-feira (24), a Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano semelhante à Anvisa, autorizou o que diz ser o primeiro teste em casa que pode dizer aos usuários se eles têm gripe e/ou Covid-19.
O teste, feito pela empresa de biotecnologia californiana Lucira Health, usa um único cotonete nasal autocoletado e pode fornecer resultados em cerca de meia hora. O teste pode ser comprado sem receita médica. É autorizado para qualquer pessoa com 14 anos ou mais para coleta própria, ou um adulto pode utilizar em uma criança de 2 anos ou mais.
O teste é capaz de identificar um resultado negativo para influenza A com mais de 99% de precisão e um resultado positivo com mais de 90% de precisão. É 100% preciso para amostras negativas de Covid-19 e mais de 88% preciso para resultados positivos.
Não havia casos suficientes de influenza B enquanto Lucira estava testando o produto para medir esse desempenho, então a empresa diz que terá que fazer um teste de mundo real quando houver vírus suficientes em circulação. Mas em estudos de laboratório, detectou quase 100% dos casos negativos.
Todos os testes apresentam um risco de resultados falsos positivos ou negativos. Pessoas que testarem positivo para gripe ou Covid-19 devem tomar precauções para não espalhar a doença. Os resultados negativos devem ser confirmados com um teste de laboratório, disse a FDA, “se necessário para o tratamento do paciente”.
Estudos mostram que um teste em casa pode ser menos preciso do que um teste de laboratório porque os usuários podem não obter uma amostra suficiente para um resultado válido. Os profissionais de saúde também podem ter acesso a testes mais sensíveis.
Pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe ou Covid, mas com resultado negativo, podem ter um tipo diferente de infecção respiratória e devem receber cuidados de acompanhamento.
Historicamente, os médicos relutam em deixar os testes para seus pacientes, mas a pandemia de Covid-19 mudou parte desse sentimento. Estudos apontaram que as pessoas não precisam de treinamento médico para testar doenças respiratórias.
Embora a intensidade da pandemia tenha diminuído e os casos estejam diminuindo, os EUA ainda tiveram 236.131 novos casos, 2.407 mortes e uma média de 3.461 hospitalizações nesta semana, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A atividade da gripe sazonal é baixa nacionalmente, diz o CDC.
Os testes para Covid-19 e gripe são úteis porque ambas as doenças podem ser tratadas com medicamentos diferentes, e esses medicamentos funcionam melhor quando tomados o mais rápido possível após o início dos sintomas.
“A autorização de hoje do primeiro teste OTC que pode detectar Influenza A e B, junto com SARS-CoV-2, é um marco importante para trazer maior acesso do consumidor a testes de diagnóstico que podem ser realizados inteiramente em casa”, afirmou Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, em um comunicado na sexta-feira.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil