Em entrevista à CNN, neste sábado (26), o cientista político da FGV Leonardo Paz Neves avaliou que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), tentou acalmar os ânimos do mercado financeiro ao discursar sobre responsabilidade fiscal.
“Existe uma preocupação muito grande em relação à âncora fiscal e ao endividamento do governo. As falas do presidente Lula já agitaram o mercado, já agitaram os críticos em relação à ele, que imaginavam que haveria responsabilidade. Me parece haver uma grande onda em torno dessas falas do Lula e, obviamente, o Alckmin tenta acalmar os ânimos nesse aspecto”, disse.
Alckmin defendeu, neste sábado (26), a responsabilidade fiscal e afirmou que manter o respeito às contas públicas não é “incompatível com avanços sociais”.
“Quem apostar em irresponsabilidade fiscal vai errar”, disse Alckmin, que falou durante debate no Fórum Esfera Brasil, no Guarujá (SP).
Para Neves, a escolha de quem irá comandar o ministério da Economia também é importante, uma vez que pode indicar o caminho que o novo governo deve seguir.
“Muita gente imagina, no final das contas, que a escolha efetiva de quem será o próximo titular da Economia dará uma indicação de qual é o norte da política econômica do país e, por consequência, que tipo de expectativa você vai ter em relação a qual será a âncora fiscal que vai dar uma sustentabilidade para o governo”.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil