A Amazon.com demitirá várias centenas de funcionários em suas operações de streaming e estúdio, conforme comunicado interno da empresa nesta quarta-feira.
Os funcionários dispensados do Prime Video e Amazon MGM Studios nas Américas serão informados nesta quarta-feira (10) e até o final da semana na maioria das outras regiões.
O gigante do varejo online cortou mais de 27.000 empregos no ano passado como parte de uma onda de demissões em massa no setor de tecnologia dos Estados Unidos após uma contratação intensiva durante a pandemia.
“Identificamos oportunidades para reduzir ou descontinuar investimentos em certas áreas, ao mesmo tempo, em que aumentamos nosso investimento e foco em iniciativas de conteúdo e produto que proporcionam maior impacto”, disse o vice-presidente sênior da Prime Video e Amazon MGM Studios, Mike Hopkins, a funcionários em uma nota vista pela Reuters.
Demissões na Twitch
A empresa de streaming de jogos de vídeo Twitch, controlada pela Amazon, também está demitindo 500 funcionários como parte dos esforços contínuos de redução de custos.
O CEO da empresa, Dan Clancy, confirmou as demissões em mensagens para os usuários e funcionários da empresa, chamando-a de uma decisão “incrivelmente difícil”.
O anúncio de quarta-feira vem depois que a Twitch demitiu 400 funcionários em março do ano passado como parte de cortes mais amplos na empresa matriz.
“No último ano, trabalhamos para construir um negócio mais sustentável para a Twitch estar aqui a longo prazo e, ao longo do ano, cortamos custos e tomamos muitas decisões para sermos mais eficientes”, disse Clancy na nota aos funcionários, que foi compartilhada publicamente.
“Infelizmente, apesar desses esforços, ficou claro que nossa organização ainda é significativamente maior do que precisa ser, dado o tamanho do nosso negócio”, acrescentou.
As demissões foram relatadas pela primeira vez pela Bloomberg.
Não ficou imediatamente claro quais áreas da empresa seriam afetadas pelos cortes.
O CEO também disse que realizaria uma conversa ao vivo na Twitch na tarde de quinta-feira (11) para responder a quaisquer perguntas dos usuários da empresa.
As demissões apontam para desafios contínuos na Twitch, embora a Amazon não divulgue resultados específicos para a unidade. Elas também seguem as saídas de vários altos executivos da empresa no final do ano passado, incluindo o diretor de produtos, o diretor de clientes, o diretor de conteúdo e o diretor de receita.
“Embora o negócio da Twitch continue forte, há algum tempo a organização tem sido dimensionada baseadas em onde esperamos, de forma otimista, que nosso negócio esteja em três ou mais anos, e não onde estamos hoje”, disse Clancy aos funcionários na quarta-feira.
Ele acrescentou que a Twitch pagou US$ 1 bilhão aos streamers mediante de seu modelo de compartilhamento de receita em 2023.
Muitas das principais empresas de tecnologia realizaram demissões em massa no ano passado em uma tentativa de compensar os altos rendimentos da era da pandemia.
Essas demissões diminuíram em grande parte no segundo semestre do ano passado, embora a Amazon e o Google tenham feito alguns cortes menores e mais direcionados no final de 2023, e outras empresas de tecnologia, incluindo Spotify, Etsy e Dataminr, também seguiram o mesmo caminho.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil