A animação do canal AiTelly, que utilizou um software chamado Blender, descreveu o material de Titan como “design experimental” e apontou como ele era diferente da tecnologia convencional que usa aço, titânio e alumínio para submersões muito profundas.
O canal do YouTube levou 12 horas para inserir dados sobre a OceanGate no software de modelagem 3D para criar uma animação dinâmica.
VÍDEO – Passageiros do Titan podem ter percebido o que ia acontecer 1 minuto antes da implosão
Ou seja, segundo os especialistas, o problema do submersível era sua construção em fibra de carbono, material que pode “trincar e quebrar repentinamente”.
A animação recria, também, como seria o interior do submersível, apontando que “este é provavelmente um dos submarinos mais básicos de mergulho profundo que você já viu”.
Após a falha, a pressão aplicada no casco do submersível inviabilizaria uma explosão, explicou Sumida. Dessa forma, o colapso na estrutura seria uma implosão, ou seja, algo interno, ao invés de externo.
“Ele implode porque o casco está cheio de ar. O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco. Então toda a pressão da água envolta do casco – imagina uma coluna de água de 4 km sobre esse casco – exercendo pressão por todos os lados”, avaliou.
Nessa profundidade, a pressão exercida sobre os corpos é cerca de 400 vezes maior do que na superfície.
“Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar. Então, ele não poderia explodir, porque a pressão não deixaria. Então, ele implodiu. As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços, o que mostra o grau de violência dessa pressão”.
Em 18 de junho, o submersível foi lançando no Oceano Atlântico, acima do local onde o RMS Titanic naufragou em 1912.
Às 9h45, o piloto e CEO da OceanGate, Stockton Rush, perdeu contato com a superfície durante descida de mais de 3800 metros nas profundezas do oceano.
Dias depois, os destroços de Titan foram recuperados do mar, confirmando a possibilidade de uma implosão catastrófica ocasionada por falha na embarcação.
Os turistas Hamish Harding, de 58 anos, Shahzada Dawood, de 48, e seu filho Suleman Dawood, de 19, o piloto da Marinha francesa Paul-Henry (PH) Nargeolet e o CEO Stockton Rush, morreram no acidente.
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