• qui. jan 23rd, 2025

Antes de anúncio de resultado, Massa admite derrota para Milei na Argentina

Ouvir notícia

O ministro da Economia e candidato peronista à Presidência da Argentina, Sergio Massa (Unión por la Patria), reconhece derrota no segundo turno das eleições antes da divulgação do resultado oficial.

Durante pronunciamento feito em seu bunker por volta das 20h da noite deste domingo (19), Massa afirmou que conversou com Javier Milei, candidato do La Libertad Avanza, e lhe desejou sorte durante seu governo como presidente da Argentina.

“Obviamente, os resultados não são os que esperávamos. Me comuniquei com Javier Milei para parabenizá-lo e para desejá-lo sorte porque ele é o presidente que a maioria dos argentinos escolheu para os próximos quatro anos”, afirmou o ministro da Economia.

Até o momento do pronunciamento do peronista, o resultado oficial do pleito ainda não havia sido divulgado pelas autoridades eleitorais da Argentina.

Após um processo eleitoral bastante polarizado, Massa saiu em defesa da pacificação do país.

“O mais importante que temos que deixar para os argentinos e as argentinas é a mensagem de que a convivência, diálogo e o respeito pela paz frente a tanta violência é o melhor caminho que podemos percorrer”, disse.

Por volta das 20h20, com 86,59% das urnas, a Direção Nacional Eleitoral da Argentina divulgou a primeira parcial da apuração dos votos do segundo turno. Milei liderava com 55,95% e Massa tinha 44,04%.

A parcial indicava ainda que 76,39% dos eleitores foram às urnas. No primeiro turno, realizado no dia 22 de outubro, a participação foi de 77,6%.

Clima de fim de festa

Antes do discurdo, o clima no comitê central da campanha do governista Sergio Massa era de fim de festa. Com quase duas horas de processamentos de dados, os números que chegavam ao bunker do peronista não indicavam vitória do atual ministro da Economia.

Por volta das 18h, quando as urnas foram fechadas, o clima entre as pessoas da equipe de Massa era animado. O tom das conversas de esperança, e a expectativa era grande.

Uma hora depois, o tom das conversas começou a esfriar. Com a chegada dos primeiros números, o clima no bunker mudou. Números não confirmados que circulam entre as pessoas da equipe de Sergio Massa indicam vantagem do ultraliberal Javier Milei.

Campanha de Milei fala em “transparência no pleito”

O partido de Javier Milei, La Libertad Avanza, reconheceu que foi transparente e ocorreu sem interferências o segundo turno da eleição presidencial da Argentina, como esperado e prometido pelas autoridades do país.

“Nossos fiscais estiveram controlando passo a passo a eleição. Não temos nada a destacar sobre as coisas que aconteceram durante o caminho. Temos percorrido, até aqui, uma eleição transparente, controlada e fiscalizada por ambos partidos e propostas eleitorais”, disse, Guillermo Francos, assessor do partido.

Ele ainda agradeceu aos fiscais do partido e aos da oposição, ligadas ao kirchnerismo, pelo trabalho no dia de hoje. E ainda disse esperar “com muita confiança” pelos resultados.

O partido de Sergio Massa, Unión por la Patria, também destacou a transparência na votação deste domingo.

O ministro do Turismo, Matías Lammens, também agradeceu aos fiscais dos dois partidos, dizendo que eles “são s fiadores da vontade popular, que guardam os votos dos argentinos”.

Com informações de Fernando Nakagawa

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem