A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na noite de sábado (24), um suspeito de ter colocado um artefato explosivo no Aeroporto Internacional de Brasília. O explosivo estava em um caminhão que transportava querosene, segundo informou a polícia.
Em depoimento, o suspeito disse que a intenção dele e do grupo com quem estava era levar à intervenção militar e à decretação de um estado de sítio para “impedir a instauração do comunismo no Brasil”.
Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (26), o cientista político Creomar de Souza disse que os acontecimentos recentes após o resultado das eleições de 2022 podem apresentar um sério risco político.
“O problema hoje, olhando para uma lógica de mitigação de risco político, e terrorismo é um risco político muito sério no horizonte, é que o silêncio pode transcender da lógica política e entrar numa espiral de violência”.
O especialista analisou também a forma como as atitudes do presidente Jair Bolsonaro (PL) após o resultado das urnas alimentam um “descrença” nas regras da democracia.
“Parte da estratégia eleitoral [de Bolsonaro] era negar o próprio processo eleitoral. Essa mescla de atitudes de Bolsonaro em que ele oscila entre o silêncio e a dubiedade alimenta uma ideia complicada para a democracia, que é a descrença das pessoas nas regras do jogo.”
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil