O líder do PSD no Senado Federal, Otto Alencar (BA), disse à CNN que irá recomendar a aprovação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, para uma das diretorias do Banco Central (BC).
Alencar será relator da indicação no Senado e se reuniu nesta terça-feira (30) com a bancada do partido para uma espécie de sabatina “informal” com Galípolo.
“Vou recomendar a aprovação dele. Ele tem todas as condições de ser diretor do Banco Central. Vamos tentar aprovar a indicação antes do recesso de julho”, disse.
De acordo com o líder da bancada, Galípolo falou por quase duas horas sobre cenários econômicos. Explicou, por exemplo, a queda de juros futuros.
“Disse também que o Brasil está em situação boa em relação aos emergentes e também, na expectativa de aprovação de marco fiscal, para que dê tranquilidade ao mercado”, disse Alencar à CNN.
De acordo com o senador, foram feitas perguntas a Galípolo sobre o marco fiscal.
“A única coisa que ele não soube responder foi a última pergunta. Eu disse que a PEC da Transição deu espaço fiscal para 2023 e perguntei quanto o arcabouço fiscal vai dar ano que vem”, questionei.
Alencar também disse que alertou Galípolo que os prognósticos positivos podem ser frustrados diante do cenário econômico mundial.
“Eu falei: vocês esqueceram da atividade econômica internacional nas projeções. China, Estados Unidos e União Europeia vão crescer menos. Ele concordou”.
Foi a primeira reunião de Galípolo com senadores. O PSD, que integra a base aliada, é a maior bancada do Senado e optou por reunir todos os senadores para a reunião.
Não há ainda, porém, data prevista para a sabatina “oficial” na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Apenas a expectativa de que ela ocorra antes do recesso.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil