Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão começar a receber, no próximo dia 25, o benefício com reajuste.
A data do pagamento depende do valor que o segurado ganha e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo, que passou de R$ 1.212, em 2022, para R$ 1.320, neste ano, um aumento de quase 9%. Nesses casos, os depósitos serão feitos até o dia 7 de fevereiro.
Quem recebe mais do que piso nacional começará a ter os pagamentos reajustados a partir de 1º de fevereiro. Para esses segurados, o aumento costuma seguir a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no próximo dia 10.
Veja o calendário de pagamentos
Para saber quando o pagamento será depositado, o segurado precisa ter em mãos o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (aquele que vem depois do traço).
Por exemplo, no número de benefício (NB) 123.456.789-0, o algorismo final é o 9.
Para quem recebe o benefício já “há algum tempo”, de acordo com o comunicado oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, vale a data habitual. Veja:
Renda mensal de um salário mínimo
Renda mensal acima de um salário mínimo
Calendário anual
Em 8 de dezembro, o INSS divulgou o cronograma de pagamentos de benefícios para todo o ano de 2023. Ao todo, são mais de 37 milhões de segurados contemplados.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil