Um grupo de ataque de porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos está a caminho do leste do Mar Mediterrâneo, de acordo com o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, enquanto Israel se prepara para um contra-ataque de grande escala contra o grupo Hamas, classificado pela União Europeia como grupo terrorista, em Gaza.
O USS Gerald R. Ford, um porta-aviões com propulsão nuclear, estava navegando com a Marinha italiana no início desta semana, o que o coloca perto de Israel.
Veja também — Professor: Lidando contra três frentes, dificuldade de Israel nunca foi tão clara
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”xn5_bcbUlDw”
O porta-aviões será acompanhado por destróieres e cruzadores com mísseis guiados, que são duas outras classes de navios de guerra da Marinha dos EUA.
O país também está tomando medidas para reforçar a presença de caças na região, incluindo os esquadrões de aeronaves dos modelos F-35, F-15, F-16 e A-10.
Os EUA enviaram várias destas aeronaves para o Oriente Médio nos últimos meses em resposta à agressão das forças iranianas na região, incluindo na Síria e no Golfo de Omã.

Por que os EUA enviaram os navios de guerra para o Oriente Médio?
A presença do grupo de ataque pretende impedir que a ação do Hezbollah no Líbano e outros grupos militantes alinhados contra Israel, disseram as autoridades.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou no sábado (7) que “este não é o momento para qualquer parte hostil a Israel explorar estes ataques para obter vantagens”.
Um funcionário do governo americano disse no sábado que ainda não está claro se o Irã desempenhou um papel direto nos ataques deste fim de semana a Israel, mas que não há dúvida de que o Hamas é financiado, equipado e armado pelo Irã.
FOTOS – Veja as imagens do 2º dia de conflito entre Israel e o grupo Hamas
-
1 de 13
Visão de foguetes disparados por palestinos em resposta aos ataques aéreos israelenses enquanto os confrontos continuam entre as forças israelenses e grupos armados palestinos em vários locais de Gaza neste domingo (8)
Crédito: Ali Jadallah/Agência Anadolu via Getty Images -
2 de 13
Bombardeio israelense na Faixa de Gaza no domingo (8)
Crédito: Ali Jadallah/Anadolu Agency via Getty Images -
3 de 13
Foguetes disparados de Gaza para Israel
Crédito: REUTERS/Mohammed Salem -
4 de 13
Fogo e fumaça saem de prédio bombardeado por Israel em Gaza
Crédito: REUTERS/Ashraf Amra -
5 de 13
Destroços do edifício “Akluk” destruído por caças israelenses na cidade de Gaza
Crédito: Anadolu Agency/Getty Images -
6 de 13
Fumaça sobe após ataques aéreos israelenses em Rafah, Gaza
Crédito: Anadolu Agency/Getty Images -
7 de 13
Cidadãos palestinos inspecionam danos às suas casas causados por ataques aéreos israelenses
Crédito: Ahmad Hasballah/Getty Images -
8 de 13
Artilharia israelense tomando posição ao longo da fronteira de Gaza no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas
Crédito: Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images -
9 de 13
Soldados israelenses tomando posição ao longo da fronteira de Gaza no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas
Crédito: Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images -
10 de 13
Tanques israelenses circulam em uma estrada após o ataque mortal a uma delegacia de polícia na cidade de Sderot, no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas
Crédito: Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images -
11 de 13
Destruição após o ataque a uma delegacia de polícia na cidade de Sderot, no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas
Crédito: Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images -
12 de 13
Um policial e um soldado inspecionam a rua após o ataque a uma delegacia de polícia na cidade de Sderot, no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas
Crédito: Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images -
13 de 13
Forças israelenses permanecem protegidas enquanto as medidas são reforçadas pelo exército
Crédito: Anadolu Agency/Getty Images
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil