Baleias encalharam na Prainha, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, no sábado (31). A movimentação dos animais foi confundida por banhistas com ataques de tubarão.
Em nota, a prefeitura esclareceu, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec), que os animais se tratavam de cetáceos odontocetos, espécies de baleias.
Ontem ocorreu um encalhe de 3 cachalotes vivos do gênero Kogia na Prainha, Arraial do Cabo, Região dos Lagos. Banhistas se assustaram achando q eram tubarões e a mancha na água era sangue, mas na verdade isso é cocô 💩 gerado por um mecânico de defesa das Kogias, vou explicar + pic.twitter.com/cH7ahvNZ8x
— Gabu 🐬♿ | Cachalote Peregrino (@pilgrimcetus_) January 1, 2023
A Funtec destacou a importância de não se aproximar ou tocar os animais encalhados para evitar acidentes. Nesses casos, o mais aconselhável, segundo a fundação, é aguardar a chegada de equipes especializadas.
Uma equipe foi até o local para prestar assistência, mas os animais já não se encontravam encalhados.
De acordo com a prefeitura, equipes apuram as informações para saber o que levou os animais ao encalhe. De acordo com o biólogo especialista em cetáceos, Marcelo Tardelli, é muito provável que a espécie seja cachalote anão.
Se confirmada, é a primeira vez que essa baleia aparece em Arraial e é considerada uma espécie rara, sendo um importante registro para a ciência.
Em 2012 aconteceu um encalhe em massa de golfinhos no mesmo local.
(Publicado por Lucas Rocha, com informações de Carolina Figueiredo, da CNN)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil