O que exatamente é um roteiro adaptado? É baseado em um livro? Uma experiência? Que tal uma boneca de mesmo nome com uma queda pelo rosa? Essas são as grandes questões que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas levantou enquanto o filme “Barbie” se prepara para a temporada de premiações.
O filme de grande sucesso, que quebrou recordes em sua estreia no verão passado, vinha fazendo campanha para a categoria de melhor roteiro original no próximo Oscar, segundo a Variety.
Mas antes da votação do Oscar, que começa em 11 de janeiro, o ramo de roteiristas da AMPAS decidiu que o filme é realmente elegível para melhor roteiro adaptado de acordo com as diretrizes da organização porque é baseado em personagens existentes e credita a Mattel em seu faturamento.
Veja o que é um roteiro adaptado e por que essa distinção pode ser significativa.
O que torna é roteiro adaptado e um roteiro original
Existem duas categorias do Oscar para roteiro: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original. Este último é para obras puramente novas criadas pelos escritores, baseadas em nenhuma outra fonte além de sua imaginação. O primeiro, o roteiro adaptado, é diferente.
Esta categoria é para filmes baseados em algum tipo de obra pré-existente – seja uma peça, um livro ou mesmo uma sequência (por exemplo, “Toy Story 3”, que foi indicado na categoria em 2011).
Isso não significa que os roteiros adaptados sejam melhores ou piores que os roteiros originais. Alguns de seus indicados favoritos ao Oscar provavelmente se enquadram na categoria: “Top Gun: Maverick” (uma sequência), “12 Anos de Escravidão” (baseado em um livro de memórias) e “Coringa” (baseado no personagem e na franquia de quadrinhos). todos considerados adaptados aos padrões da Academia. Mesmo os filmes “Transformers” – que foram indicados a alguns Oscars – seriam considerados adaptados, pois são baseados em uma linha de brinquedos e são compostos em grande parte por sequências.
Isso já aconteceu antes?
A situação de “Barbie” é mais complicada. Embora a AMPAS considere o filme um roteiro adaptado, o Writers Guild of America tem uma opinião diferente. “Barbie” concorrerá no WGA Awards como roteiro original.
A AMPAS e a WGA geralmente se alinham sobre quais roteiros são adaptados e quais são originais, mas de vez em quando diferem, com a AMPAS tendendo a ser mais conservadora.
Caso em questão: a organização rotulou o filme de 2016 “Moonlight” como um roteiro adaptado porque foi baseado em uma peça de Tarell Alvin McCraney chamada “In Moonlight Black Boys Look Blue”, que nunca foi realmente produzida para o palco. “Moonlight” venceu na categoria e foi considerado um roteiro original pela WGA.
O que isso significa para ‘Barbie’?
É aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Em termos de premiação, ganhar pelo adaptado não é muito diferente de ganhar pelo original – afinal, um troféu do Oscar é um troféu do Oscar.
Mas algumas categorias podem ser mais difíceis de vencer do que outras. Se “Barbie” for indicado para melhor roteiro adaptado, os escritores Greta Gerwig e Noah Baumbach provavelmente enfrentarão, segundo a Variety, “Assassinos da Lua das Flores”, de Eric Roth e Martin Scorcese (baseado em um livro de David Grann) e “Oppenheimer”, por Christopher Nolan (baseado em uma autobiografia de Oppenheimer chamada “American Prometheus”).
Enquanto isso, a categoria de roteiro original deste ano provavelmente contará com filmes como “Past Lives”, escrito por Celine Song, e “The Holdovers”, escrito por David Hemingson.
Nada disso muda o fato de que “Barbie” provavelmente será o destaque no Oscar de 2024, independentemente de a boneca ganhar uma estatueta ou não. As indicações para o 96º Oscar serão anunciadas no dia 23 de janeiro. A cerimônia acontecerá no dia 10 de março.
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil