• qui. jan 23rd, 2025

Bebê de 10 meses é mantido refém em Gaza; família pede libertação

Ouvir notícia

Kfir Bibas, um bebê de 10 meses que está há mais de 50 dias em cativeiro em Gaza, foi entregue pelo Hamas a outro grupo palestino, de acordo com Israel, o que pode ser uma complicação para os esforços para libertá-lo.

Nesta terça-feira (28), membros da família de Bibas imploraram ao governo israelense e aos mediadores do Egito e do Catar que ajudem a libertar o bebê, além de seus pais e seu irmão.

Integrantes do Hamas capturaram, além do bebê, Ariel, de quatro anos, e seus pais, Yarden e Shiri, após invadirem cidades do sul de Israel, em 7 de outubro. Segundo Israel, Kfir é o mais jovem dos 240 reféns que foram capturados naquele dia.

Um vídeo da época mostra Shiri aterrorizada segurando as crianças em um cobertor enquanto eles eram levados para o cativeiro. Outro trecho mostra Yarden com um ferimento na cabeça causado por golpes de martelo, disse Ofri Bibas, irmã de Yarden.

Ela afirmou aos repórteres que a família não seria incluída na libertação de 10 reféns nesta terça-feira. Os parentes dos reféns repatriados foram informados com antecedência pelas autoridades.

O Hamas libertou dezenas de mulheres e crianças israelenses reféns, além de estrangeiros, desde sexta-feira (24), como parte de um acordo de trégua. Em troca, Israel libertou 150 prisioneiros palestinos e permitiu a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza.

O principal porta-voz militar de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, ressaltou em um briefing que Kfir, Ariel e seus pais estavam sendo mantidos por uma facção palestina que não era o Hamas.

Outro porta-voz militar, o tenente-coronel Avichay Adraee, afirmou que a família estava na área de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

O Hamas não informou a localização ou a condição das cerca de 170 pessoas que ainda estão sequestradas.

“O entendimento de que, por enquanto, não receberemos o abraço que tanto esperávamos nos deixa sem palavras”, relatou a família Bibas em uma declaração à imprensa.

Jimmy Miller, um primo de um dos detidos, declarou ao Channel 12 TV: “Kfir tem apenas 10 meses de idade. Ele é uma criança que ainda não sabe nem dizer ‘mamãe’. Ele ainda não está comendo alimentos sólidos. Ele não tem a capacidade de sobreviver lá”.

“Nós da família não estamos conseguindo reagir. A família já não dorme há muito, muito tempo”, complementou.

Na semana passada, Yosi Shnaider, outro primo da família, descreveu os reféns como “pessoas simples que pensavam que iriam viver no paraíso”, uma referência ao Kibbutz Nir Oz, o vilarejo fronteiriço de onde foram capturados.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem