Bia Haddad Maia garantiu vaga na final do WTA 1000 de Toronto, no Canadá, ao vencer Karolina Pliskova, da República Tcheca, neste sábado (13). Ela é a primeira tenista brasileira a chegar à decisão de um torneio do tipo.
A vitória aconteceu em uma partida de cerca de duas horas, com parciais de 6/4 e 7/6 (9/7).
Além de disputar a final, Bia, que é atual 24° colocada no ranking da WTA, deverá integrar o top 16 das melhores tenistas do mundo pela primeira vez, segundo a própria organização. A atualização da tabela será divulgada na segunda-feira (15).
“É muito especial. Nós temos Maria Esther Bueno, Guga Kuerten… não me comparo a eles, eles são fenômenos. É muito importante e um prazer ser não apenas uma mulher, mas uma mulher da América do Sul. Estou muito orgulhosa de mim e da minha equipe”, afirmou Bia após a partida.
Neste ano, a brasileira venceu sete de oito confrontos contra jogadoras que estão no top 20 do ranking, sendo quatro vitórias nesta semana. Nas oitavas de final do WTA 1000 de Toronto, por exemplo, ela venceu a número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek.
A partida
Como esperado de uma semifinal, Bia não teve vida fácil. Mesmo começando na frente, viu a adversária quase empatar o primeiro set em 5 a 5. Porém, a brasileira conseguiu vencer por 6 a 4.
O segundo foi ainda mais complicado, com Pliskova abrindo vantagem de 4 a 1 e tendo o set-point em 5 a 2. Mas, mostrando forte recuperação, Bia conseguiu empatar o set e obrigar a disputa do tie-break.
Bia teve a primeira chance de vencer a partida com um match-point a 6 a 5, mas viu a tcheca virar e ter a oportunidade do set.
Em novo empate, Bia conseguiu aproveitar dupla falta no saque de Pliskova e encerrar o tie-break em 9 a 7, e a partida em 2 a 0.
VAMOS BIA ⚡️
🇧🇷 Haddad Maia passes the Pliskova test, 6-4, 7-6(7) to reach her first WTA 1000 final!#NBO22 pic.twitter.com/KvJk6nyxO9
— wta (@WTA) August 14, 2022
De olho na final
Bia enfrentará Simona Halep, ex-número 1 do mundo, neste domingo (14). Elas já se confrontaram três vezes, e Halep saiu vitoriosa em duas oportunidades. Agora, Bia busca “empatar” a disputa e conseguir o título histórico.
“[Halep é] uma campeã. Ela é uma pessoa que trabalha muito. Sei que vai ser uma batalha muito dura, mas vou aproveitar. Vou deixar tudo em quadra”, disse a brasileira.
“Vou tentar jogar de forma agressiva. Aprendi muito hoje, porque nos momentos em que não fui muito agressiva, [Pliskova] estava jogando melhor do que eu. Quero melhorar isso para amanhã. Então, vou tentar aproveitar e jogar ponto a ponto”, acrescentou.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil