O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, nesta terça-feira (8), que as discussões sobre policiamento diferem em linhas raciais na América, admitindo que ele nunca teve que ter “a conversa” – como se comportar perto da polícia – que muitas famílias negras e pardas têm que ter com seus filhos.
“Se um policial o parar, ligue as luzes internas. Não pegue sua carteira. Mantenha as mãos no volante. Imagine ter que se preocupar assim toda vez que seu filho entrar em um carro”, disse ele .
A mãe de Tire Nichols , o homem negro desarmado morto pela polícia em Memphis, estava presente no discurso do Estado da União e disse ao presidente como ela continua a encontrar coragem para continuar e falar, disse Biden.
“Com fé em Deus, ela disse que seu filho ‘era uma alma linda e algo bom virá disso’. Imagine quanta coragem e caráter isso exige. Depende de nós, de todos nós. Todos queremos a mesma coisa. Bairros livres de violência. Agentes da lei que ganham a confiança da comunidade. Assim como todo policial, quando coloca o distintivo de manhã tem o direito de poder ir para casa à noite, assim como todo mundo lá fora. Nossos filhos têm o direito de voltar para casa em segurança”, disse Biden.
O presidente acrescentou: “Proteção igual sob a lei é um pacto que temos uns com os outros na América. Sabemos que os policiais colocam suas vidas em risco todas as noites e dias e sabemos que pedimos a eles em muitos casos que fizessem demais, conselheiros, assistentes sociais, ecologistas de ciclismo respondendo a crises de saúde mental e muito mais, em certo sentido, exigimos muito deles.”
“Eu sei que a maioria dos policiais e suas famílias são pessoas boas, decentes e honradas, a grande maioria”, disse.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil