O encontro entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim e a devastação deixada pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul estão entre os destaques desta segunda-feira (19).
Blinken se encontra com Xi Jinping em Pequim em meio a tensões entre EUA-China
Os dois se encontraram no Grande Salão do Povo de Pequim, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.
Blinken é o primeiro secretário de Estado dos EUA a visitar Pequim em cinco anos e suas conversas com altos funcionários chineses são vistas como um teste decisivo para saber se algum tipo de détente pode ser forjado em um momento de desconfiança persistente.
Quase 5 mil pessoas estão desabrigadas após ciclone no RS
Os municípios mais afetados pelo ciclone são: Esteio, com 1.200 desabrigados, seguido por Gravataí (800 desabrigados) e São Leopoldo (750 desabrigados). O número de mortos subiu para 13. Três pessoas seguem desaparecidas.
As mortes foram registradas em Maquiné, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caraá, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Esteio e Gravataí.
Reino Unido quer que o Brasil use sua influência para conter a Rússia
Segundo ela, o próprio primeiro-ministro Rishi Sunak conversou a esse respeito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a visita do presidente brasileiro a Londres por ocasião da coroação do rei Charles III.
A embaixadora lembrou ainda que poucos líderes têm acesso direto ao presidente russo, Vladimir Putin, e que essas chances precisam ser aproveitadas para mostrar a ele que o conflito precisa acabar e que a Carta da ONU e a integridade territorial da Ucrânia têm que ser respeitadas.
Europa acelera envio de armas à Ucrânia, diz autoridade
“Vamos intensificar nossos esforços para entregar armas e munições, esta é uma guerra de alta intensidade na qual elas desempenham um papel crucial”, disse Breton, citando uma promessa de fornecer um milhão de armas de alto calibre nos próximos 12 meses.
A Ucrânia lançou uma contraofensiva no início deste mês para retomar o território das forças russas, e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na última quinta-feira (15), pediu aos aliados de Kiev que se empenhassem em fornecer mais armas e munição.
Emirados Árabes querem mais investimentos no Brasil e acordo com o Mercosul
A mensagem foi dada pela ministra de Cooperação Internacional dos Emirados Árabes, Reem Al Hashimy, em visita a Brasília na semana passada. Ela liderou uma comitiva com representantes de mais de dez grandes empresas e fundos do país.
Em entrevista à CNN, a ministra Reem Al Hashimy destacou o início de “conversas exploratórias” com o Mercosul para uma parceria econômica à semelhança da celebrada pelos Emirados Árabes com a Índia, que entrou em vigência no ano passado. “Estamos decididos a negociar um acordo com o Mercosul”, afirmou.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
*Publicado por Marina Toledo
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil