Executivos da Boeing estão organizando uma reunião de segurança com todos os funcionários nesta terça-feira (9), apenas alguns dias depois de um incidente a bordo logo após a decolagem de um jato 737 Max 9, que levou à paralisação de algumas aeronaves da Boeing.
O “Safety Webcast” para toda a empresa será apresentado pelo CEO Dave Calhoun e por outros líderes seniores da Boeing na fábrica da empresa em Renton, Washington, onde são produzidos os jatos 737 Max.
Na sexta-feira (5), um voo da Alaska Airlines que transportava 177 pessoas fez um pouso de emergência logo após a decolagem de Portland, Oregon, depois que parte da parede de uma aeronave do modelo com semanas de uso se soltou e deixou um buraco aberto na lateral do avião.
No sábado (6), a Administração Federal de Aviação ordenou que a maioria das aeronaves Boeing 737 Max 9 fosse temporariamente suspensa enquanto os órgãos reguladores e a Boeing investigavam a causa do incidente. A ordem se aplica a cerca de 171 aviões em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Notavelmente, ninguém morreu ou ficou gravemente ferido no acidente de sexta-feira em pleno voo, que foi parcialmente capturado em vídeos por outros passageiros.
Calhoun disse que a pauta da reunião de terça-feira incluirá a discussão da resposta da empresa ao acidente, de acordo com um memorando interno convidando todos os funcionários a participar, que foi compartilhado publicamente pela Boeing.
“Quando se trata da segurança de nossos produtos e serviços, cada decisão e cada ação é importante”, escreveu Calhoun em seu memorando aos funcionários.
Ele acrescentou que “quando acidentes graves como esse ocorrem, é fundamental que trabalhemos de forma transparente com nossos clientes e reguladores para entender e abordar as causas do evento e garantir que eles não se repitam”.
Calhoun também fez alusão aos crescentes problemas relacionados à segurança que a Boeing foi forçada a enfrentar nos últimos anos, após dois acidentes mortais em 2018 e 2019. “Embora tenhamos feito progressos no fortalecimento de nossos sistemas e processos de gerenciamento de segurança e controle de qualidade nos últimos anos, situações como essa são um lembrete de que devemos permanecer focados em continuar melhorando todos os dias”, escreveu o executivo-chefe.
O acidente, por sua vez, também está chamando a atenção dos legisladores.
Em uma declaração na terça-feira, o senador J.D. Vance pediu que o Comitê de Comércio do Senado convocasse uma audiência para “avaliar os incidentes envolvendo o 737 MAX, os padrões de engenharia e segurança da Boeing e a qualidade da supervisão fornecida pela FAA e outras agências governamentais relevantes”.
“Espero que essa audiência ocorra o mais rápido possível”, disse Vance, republicano de Ohio.
O que se sabe sobre a investigação
O que exatamente fez com que um buraco do tamanho de uma geladeira se abrisse repentinamente no avião de passageiros na sexta-feira continua sendo investigado. Um relatório preliminar é esperado em três ou quatro semanas, disse o porta-voz do National Transportation Safety Board (NTSB), Eric Weiss.
O NTSB disse na noite de segunda-feira que continua a recuperar os objetos que explodiram para fora do avião. No domingo, um professor de Portland encontrou um pedaço da fuselagem da aeronave que havia caído em seu quintal e entrou em contato com a agência.
Dois telefones celulares que provavelmente foram arremessados do buraco no avião também foram encontrados em um quintal e na beira da estrada e entregues aos investigadores.
A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, também disse aos repórteres durante o fim de semana que a Alaska Airlines já havia restringido o voo da aeronave no incidente de sexta-feira sobre o oceano depois que a luz de aviso de pressurização automática do avião acendeu três vezes no último mês.
No entanto, Homendy enfatizou durante uma coletiva de imprensa na noite de segunda-feira que o NTSB não tem “nenhuma indicação de que isso esteja relacionado de alguma forma” ao incidente que levou à explosão de um pedaço do avião.
Homendy afirmou que, em parte, o que complica a investigação é a perda de gravações críticas do áudio da cabine de comando, devido a uma configuração do dispositivo que substitui as gravações após coletar duas horas de áudio.
Ela defendeu que a FAA e o Congresso exigissem que as gravações de 24 horas do áudio da cabine fossem mantidas em todas as aeronaves.
Ainda assim, à medida que os investigadores continuam a vasculhar dados, relatos de testemunhas oculares e examinar o próprio jato, os primeiros detalhes da investigação são angustiantes.
Os danos se estenderam a várias fileiras do avião e assentos próximos ao plugue da porta solto estavam vazios no momento da explosão, mas tiveram seus encostos de cabeça arrancados, de acordo com Homendy.
O vídeo do incidente “parece muito calmo, mas tenho certeza de que foi completamente caótico”, disse Homedy.
Em uma declaração da empresa no sábado, a Boeing disse concordar com a decisão da FAA de suspender a maioria dos aviões 737 Max 9 enquanto eles eram inspecionados, enfatizando que “a segurança é nossa prioridade máxima”.
Na segunda-feira, a Boeing disse que enviou às companhias aéreas e empresas de manutenção instruções sobre como inspecionar os aviões.
Também na segunda-feira, a United Airlines — que tem mais Max 9s do que qualquer outra companhia aérea dos EUA — disse que encontrou parafusos soltos do plugue da porta em um número não revelado de suas aeronaves Boeing 737 Max 9 enquanto realizava as inspeções dos jatos exigidas pela FAA.
A Alaska Airlines também informou, na segunda-feira, que encontrou ferragens soltas em alguns de seus aviões 737 Max 9 durante as inspeções.
Lista de incidentes da Boeing
O incidente de alto nível de sexta-feira está colocando um foco renovado na queda da Boeing nos últimos anos. A empresa enfrentou repetidos problemas de qualidade e segurança com suas aeronaves nos últimos cinco anos, o que levou à paralisação de alguns de seus jatos por um longo período e à interrupção das entregas de outros.
Os problemas de qualidade mais evidentes da Boeing ocorreram com o projeto do 737 Max, que foi considerado responsável por dois acidentes fatais: um na Indonésia, em outubro de 2018, e outro na Etiópia, em março de 2019.
Juntos, os dois acidentes mataram as 346 pessoas a bordo dos dois voos e levaram a uma paralisação de 20 meses dos jatos mais vendidos da empresa, o que lhe custou mais de US$ 21 bilhões.
Mas as falhas de projeto que causaram os acidentes trouxeram à tona questões sobre o processo de tomada de decisões na Boeing. Comunicações internas divulgadas durante a paralisação do 737 Max mostraram um funcionário descrevendo o jato como “projetado por palhaços, que, por sua vez, são supervisionados por macacos”.
A mais recente saga de segurança também destaca o fato de que a Boeing provavelmente não precisa se preocupar em ser forçada a sair do mercado tão cedo, independentemente da extensão de seus erros. A Boeing e a Airbus são as duas únicas grandes empresas globais de aviação, nenhuma delas poderia atender sozinha a toda a demanda de aeronaves comerciais, e ambas têm uma carteira de pedidos que se estende por anos.
As ações da Boeing caíram cerca de 8% na segunda-feira, já que os investidores estão preocupados com a possibilidade de mais danos aos seus negócios.
Matéria traduzida do inglês: Leia a reportagem original aqui
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
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Fonte: CNN Brasil