O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (26), durante visita à Espanha, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem que ser um dia julgado em um tribunal internacional por seu papel no gerenciamento da pandemia de Covid-19 no Brasil.
“Eu acho que não teve, no mundo, um presidente negacionista como o presidente do Brasil”, disse Lula, que apontou Bolsonaro como responsável por “pelo menos metade” das mortes pela doença no país, que passam da casa de 700 mil.
“Um dia esse homem vai ter que ser julgado num tribunal internacional pela chacina que aconteceu no nosso país”, disse Lula em declaração ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Lula lembrou que Bolsonaro defendeu o uso da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19, e acusou o antecessor de atrasar a compra de vacinas contra a doença.
O presidente ainda afirmou que o Brasil “desapareceu” do cenário internacional por seis anos, estendendo a crítica ao governo do ex-presidente Michel Temer, ao mesmo tempo que repetiu que o país “está de volta” para “construir parcerias”.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil