O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu apoio do chanceler do Egito, Sameh Shoukry, para o resgate dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Os dois se falaram nesta quarta-feira (11) por telefone.
De acordo com o Itamaraty, Shoukry prometeu esforços para a abertura da passagem de Rafah, única divisa da região de Gaza com outro país além de Israel.
Estima-se que cerca de 60 brasileiros estejam na Faixa de Gaza, território palestino. Pelo menos 26 já pediram repatriação.
A saída pelo Egito dos brasileiros em Gaza é considerada a melhor solução pela diplomacia brasileira, diante da dificuldade de acesso ao local. A intenção é que esses brasileiros consigam ser retirados em um ônibus e sejam levados até um voo da FAB, no Egito, para o regresso ao Brasil.
O chanceler brasileiro também falou com as embaixadas no Cairo, em Tel Aviv e em Ramallah sobre essa evacuação por terra.
A avaliação é de que este é um passo importante da negociação, em meio a várias condicionantes. Qualquer movimento vai depender de autorização do governo de Israel.
Veja também: Israel convoca reservistas que estão na América do Sul
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil