Paulo Cartaxo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), afirmou, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (7), que o Brasil precisa cumprir as metas de desmatamento zero até 2030.
“Precisamos nos tornar grandes protetores da Floresta Amazônica, o que não vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. O Brasil tem que cumprir as suas metas de desmatamento zero até 2030, como prometido na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) do ano passado”, disse Cartaxo.
De acordo com o especialista, a Cúpula da Amazônia – que ocorre em Belém, no Pará, entre os dias 8 e 9 deste mês – tem importância estratégica na discussão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE).
“Uma das ferramentas que particularmente a Europa tem usado recentemente é a questão da regulação comercial em relação a produtos que possam advir da Floresta Amazônia, que possam advir do desmatamento”, pontuou Cartaxo.
Ainda segundo ressaltou o professor, é preciso um trabalho conjunto entre Polícia Federal (PF), Exército e Ministério Público (MP) para se coibir crimes ambientais na região.
Uma minuta da Declaração de Belém – como será chamado o comunicado final da cúpula – já teria sido submetida a diversos ministérios para que possam apontar sensibilidades e sugerir aperfeiçoamentos.
Entre os anúncios previstos estão:
- a criação de um centro de cooperação policial em Manaus;
- e a formatação de um sistema integrado de tráfego aéreo.
Veja também: Brasil tem mais de 1.200 espécies ameaçadas de extinção
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”rgLFiWO0JMQ”
(Produzido por Carol Raciunas, da CNN, em São Paulo)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil