• qui. jan 23rd, 2025

Brasileirão: Botafogo vence Cuiabá e abre cinco pontos de vantagem na liderança

Ouvir notícia

O Botafogo venceu sua nona partida em onze rodadas do Campeonato Brasileiro. A vítima da vez foi o Cuiabá, que jogava na Arena Pantanal, nesta quinta-feira (22).

Artilheiro do Brasileirão, o atacante Tiquinho Soares marcou, de pênalti, seu nono gol, que garantiu a vitória alvinegra em Cuiabá, por 1 a 0.

Como foi o jogo

O Cuiabá foi melhor e teve as melhores chances do primeiro tempo. Com um jogo muito travado pela faixa central, o time da casa apostou em Wellington Silva, aberto pela esquerda, e o atacante foi o principal construtor.

Foram boas oportunidades, mas as finalizações pararam em Lucas Perri. O goleiro do Botafogo defendeu quatro das oito finalizações adversárias antes do intervalo, segurando o 0 a 0. Isidro Pitta, Rikelme, Jonatha Cafu… Todos tentaram, mas pecaram na “hora H”.

A atuação ruim do Botafogo não foi apenas na parte ofensiva, com apenas um chute na etapa inicial, mas também na defesa. Adryelson e Hugo erraram na saída de bola e deram duas chances ao rival, que não aproveitou.

Trocas no intervalo

A dificuldade na construção ficou tão clara que, na volta do intervalo, Luís Castro acionou Matias Segovia, Luis Henrique e Gustavo Sauer nos lugares de Júnior Santos, Victor Sá e Danilo Barbosa. As atuações dos pontas não foram boas, mas o time sentiu muito a falta de Eduardo, suspenso, no meio.

Defensivamente, o Alvinegro seguiu com problemas. Antes dos 10 minutos, Rikelme chutou com perigo, de fora da área, e Lucas Perri voltou a trabalhar bem em finalização de Denilson.

Na frente, as mudanças surtiram efeito. Segovia entrou bem e, após driblar dois rivais, lançou Luis Henrique, que foi derrubado por Walter, do Cuiabá, dentro da área. Pênalti claro marcado aos 12 minutos da etapa final.

Artilheiro resolve

A eficiência que faltou ao Cuiabá sobrou a Tiquinho Soares. O camisa 9 deslocou o goleiro rival, chutou no canto direito e abriu o placar na Arena Pantanal, aos 14. Artilheiro do Brasileirão com nove gols, Tiquinho Soares voltou a marcar de pênalti após perder cobranças contra Athletico e Fortaleza.

A vantagem deu maior tranquilidade ao time de Luís Castro, que passou a proteger melhor a sua área. O volume de finalizações do Cuiabá não diminuiu, mas as chances não foram tão claras quanto as do primeiro tempo.

Uma série de chutes de fora da área não levou tanto perigo à meta de Lucas Perri, que, quando exigido, voltou a trabalhar bem. O camisa 1 foi decisivo, outra vez, para a vitória alvinegra.

A principal defesa foi já nos acréscimos, quando Iury Castilho invadiu a área e encheu o pé. Perri, com o braço esquerdo, espalmou e evitou o empate. Depois, a zaga afastou mais algumas bolas até o final.

Cuiabá 0 x 1 Botafogo

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme; Fernando Sobral (Filipe Augusto), Raniele e Denilson (Ceppelini); Wellington Silva (Iury Castilho), Jonathan Cafu (Quagliata) e Isidro Pitta – Técnico: António Oliveira.

Botafogo: Lucas Perri; Rafael, Adryelson (Philipe Sampaio), Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Danilo Barbosa (Gustavo Sauer); Júnior Santos (Matias Segovia), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento) – Técnico: Luís Castro.

Próximas partidas

O próximo compromisso do Botafogo é justamente contra o Palmeiras, segundo colocado da Série A. O jogo será no domingo (2), em São Paulo. O Cuiabá visita o Vasco, na segunda (26), no Rio de Janeiro.

Tabela

Com o resultado, o Botafogo chega a 27 pontos e abre cinco na liderança do torneio, aproveitando a derrota do Palmeiras para o Bahia, na véspera.

Já o Dourado fica com 12 pontos e está na 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem