Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) na madrugada de domingo (11) durante tentativa de viagem ao exterior para se juntar ao Estado Islâmico.
O brasileiro foi preso no portão de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo.
O mandado de prisão faz parte das ações de busca e apreensão realizadas pela PF que também ocorrem nas cidades de São José dos Campos (SP) e Barbacena (MG), a pedido da 2ª Vara Federal de Belo Horizonte.
A investigação em andamento apura a conduta criminosa de brasileiros que integram e promovem organização terrorista.
A ação é baseada na Lei Antiterrorismo de nº 13.260/2016 e pode render pena de reclusão de cinco a oito anos e multa, ressaltando que o crime de terrorismo é considerado hediondo pela legislação nacional.
Estado Islâmico
Criado em 2014 e considerado grupo de atuação terrorista – baseado em interpretações radicais do islamismo – , o Estado Islâmico chegou a controlar grandes extensões no Iraque e na Síria, além de coordenar ataques em outras partes do mundo.
Além do rígido controle imposto aos moradores das áreas controladas, grupo também é conhecido por perseguir e matar minorias como homossexuais, cristãos e curdos.
No Brasil, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) identificou potenciais ameaças do Estado Islâmico ao país em uma conta no Twitter em 2016.
Com supervisão de Marcelo Tuvuca
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil