Por unanimidade, o ministro Bruno Dantas foi eleito nesta quarta-feira (7) presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro Veneziano Vital do Rêgo foi eleito vice-presidente e corregedor da Corte de Contas.
Na prática, os mandatos têm prazo de um ano, com a possibilidade de recondução por mais um ano. A posse ocorrerá na próxima quarta-feira (14). A nova presidência entra oficialmente em exercício a partir de 1º de janeiro.
“Agradeço pela confiança em mim depositada para exercer pelo próximo ano o cargo de presidente desta Corte. Sei que os desafios para que o TCU possa cumprir com excelência todas as suas competências são enormes. Contem com meu empenho para que o tribunal possa contribuir efetivamente para aperfeiçoar a administração pública em benefício da sociedade”, disse Dantas na sessão desta quarta.
Em julho, Dantas se tornou presidente interino do tribunal após a saída da então presidente, Ana Arraes.
Enquanto interino, nas eleições, Dantas liderou um grupo que fez auditoria das urnas eletrônica e informou, após as eleições, que a análise dos sistemas de votação não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto.
Na semana passada, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e com Dantas.
De acordo com relato feito à CNN, a conversa girou em torno, especialmente, de questões jurídicas relacionadas à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tira o Bolsa Família do teto de gastos.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil