O BuzzFeed disse nesta quinta-feira (26) que trabalhará com o criador do ChatGPT, OpenAI, para usar inteligência artificial na criação de conteúdos para seu público, oficializando um marco em como as empresas de mídia implementam a nova tecnologia em seus negócios.
Jonah Peretti, cofundador e executivo-chefe da empresa, disse aos funcionários em um comunicado que eles podem esperar que o “conteúdo inspirado em IA passe de um estágio de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para parte de nosso negócio principal”.
Peretti detalhou que a tecnologia será usada para criar questionários, ajudar no brainstorming e auxiliar na personalização de conteúdo para seu público. O BuzzFeed, por enquanto, não usará inteligência artificial para ajudar a escrever notícias, disse um porta-voz à CNN.
“Para ser claro, vemos os avanços na IA abrindo uma nova era de criatividade que permitirá aos humanos aproveitar a criatividade de novas maneiras com infinitas oportunidades e aplicações para o bem”, disse Peretti. “Na publicação, a IA pode beneficiar tanto os criadores de conteúdo quanto o público, inspirando novas ideias e convidando os membros do público a cocriar conteúdo personalizado.”
“Quando você vê esse trabalho em ação, é incrível”, acrescentou Peretti, prometendo “liderar o futuro do conteúdo com tecnologia de IA”.
A notícia fez com que as ações do BuzzFeed disparassem mais de 150% nas negociações de quinta-feira (26), para mais de US$ 2 por ação.
Os líderes da indústria de mídia têm dito cada vez mais que a inteligência artificial revolucionará seus negócios.
Embora o BuzzFeed seja o maior criador de conteúdo digital a implementar a tecnologia da OpenAI em seus negócios, alguns outros veículos tomaram medidas semelhantes.
A CNET recentemente usou uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar a escrever histórias. Mas o processo não foi tranquilo, com vários artigos exigindo correções.
Em uma nota publicada online na quarta-feira (25), a editora-chefe da CNET, Connie Guglielmo, pediu desculpas pelos erros e disse que novos processos foram implementados para evitá-los no futuro.
Mas, disse Guglielmo, a saída não se esquivará de usar a inteligência artificial no futuro.
“O processo nem sempre é fácil ou bonito, mas vamos continuar a adotá-lo – e qualquer nova tecnologia que acreditamos torne a vida melhor”, escreveu Guglielmo.
A Associated Press também começou a usar inteligência artificial para automatizar notícias há quase uma década.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
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Fonte: CNN Brasil