A Câmara dos Deputados vai realizar nesta quarta-feira (9) uma sessão solene em homenagem aos desenvolvedores e apoiadores da urna eletrônica. A sessão está marcada para as 10h, no plenário da Câmara.
Entre os homenageados, estão ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e funcionários de carreira da Corte (veja a lista completa mais abaixo).
VÍDEO – Veja como é o teste de integridade das urnas
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”io4CKeShtP4″
O pedido para realizar a sessão foi feito pelo deputado Alencar Santana (PT-SP). Em seu requerimento, o parlamentar lembrou os ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro nos últimos anos, inclusive os de autoria do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defensor do voto impresso.
Em agosto de 2021, em uma derrota ao então presidente da República, a Câmara rejeitou e arquivou uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propunha o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos.
No tempo em que esteve no comando do Palácio do Planalto, Bolsonaro, em diversas ocasiões e sem apresentar provas, disse que as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro eram passíveis de fraude.
Em uma das oportunidades, o então presidente realizou, em julho do ano passado, uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual levantou dúvidas sobre as urnas.
O encontro com diplomatas fez com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenasse Bolsonaro e o tornasse inelegível até 2030, por 5 votos a 2. Durante o julgamento da Corte, em junho deste ano, o ex-presidente foi acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Confira a seguir alguns dos homenageados da sessão desta quarta:
- Carlos Velloso, ex-ministro do TSE
- Ilmar Galvão, ex-ministro do TSE
- Torquato Jardim, ex-ministro do TSE
- Nelson Jobim, ex-ministro do TSE
- Paulo César Bhering Camarão, ex-secretário do TSE
- Jessé Torres Pereira Junior, advogado
- Luiz Antônio Reader, ex-secretário do TSE
- Antônio Ésio Marcondes Salgado, desenvolvedor da urna eletrônica
- Mauro Hashioka, desenvolvedor da urna eletrônica
- Paulo Seiji Nakaya, atuou na manutenção da urna eletrônica
- Oswaldo Catsumi Imamura, desenvolvedor da urna eletrônica
- Major Elifas Gurgel do Amaral, desenvolvedor da urna eletrônica
- Capitão de corveta Luís Otávio Botelho Lento, desenvolvedor da urna eletrônica
- Célio Assumpção, desenvolvedor da urna eletrônica
- Giuseppe Dutra Janino, ex-secretário do TSE
- José de Melo Cruz, ex-secretário do TSE
- Adilson Martins dos Santos, técnico do TSE
- Mara Nubia Dellinghausen de Franco, ex-servidora do TSE
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil