Depois de ser eliminado pelo Athletico-PR na Copa do Brasil, o Botafogo voltou a sofrer um revés para o time paranaense, agora pelo Campeonato Brasileiro.
Líder do torneio, o time carioca perdeu por 1 a 0, com belo gol de Alex Santana, ex-jogador do próprio Botafogo, ainda na primeira etapa.
Com o resultado, o Athletico vai a 15 pontos e entra provisoriamente no G4, na quarta posição. O Furacão pode ser ultrapassado por São Paulo, Grêmio, Flamengo, Fluminense e Red Bull Bragantino.
Já o Botafogo segue na liderança nesta rodada, independentemente dos outros resultados.
Próximos compromissos
A equipe comandada por Luís Castro tem seu próximo compromisso na terça-feira (6), quando enfrenta a LDU, pela fase de grupos da Sul-Americana, às 23h (de Brasília). Na próxima rodada do Brasileiro, o Botafogo recebe o Fortaleza, no sábado (10), às 18h30, no estádio Nilton Santos, no Rio.
O Athletico-PR também volta a campo na terça-feira (6), quando recebe o Libertad, do Paraguai, às 19h (de Brasília), mais uma vez na Arena da Baixada, no Grupo G da Copa Libertadores, o mesmo do Atlético. Pelo Brasileirão, os paranaenses entram em campo no domingo (11), às 11h, contra o América, no Independência, em Belo Horizonte.
O jogo
O duelo iniciou movimentado, com as duas equipes voltadas ao ataque. O Athletico criou a primeira chance com Canobbio, que parou em boa defesa de Lucas Perri. O Botafogo respondeu com Lucas Fernandes, mas o meia viu Bento impedir a abertura do placar.
Após o começo intenso, o jogo perdeu em rendimento. O confronto ficou concentrado entre as intermediárias. Outro lance de perigo só aos 38 minutos, quando Tiquinho Soares finalizou para grande defesa de Bento. Só que a resposta do Athletico veio em grande estilo, aos 41. Alex Santana acertou belo chute de longe, sem chance para Lucas Perri.
Os visitantes sentiram o revés. Tanto que o Athletico-PR foi superior nos minutos finais, mas desperdiçou algumas chances de ampliar o placar antes do intervalo.
Etapa final truncada
O segundo tempo começou mais truncado, com muita marcação. O Rubro-negro conseguiu aproveitar os espaços dados pelo Botafogo para quase marcar aos 11 minutos. Em avanço rápido, Canobbio finalizou em cima de Lucas Perri.
O Furacão seguiu melhor na partida, mas criava poucas chances de ampliar a vantagem. O Botafogo só conseguiu chegar mais perto da área após as alterações feitas por Luís Castro.
Na parte final, a equipe carioca esboçou uma pressão pelo empate. No entanto, o Alvinegro parou na defesa paranaense, que segurou a vitória dentro de casa.
Athletico-PR 1 x 0 Botafogo
Athletico-PR: Bento, Khellven, Zé Ivaldo, Pedro Henrique e Fernando; Hugo Moura (Thiago Heleno), Alex Santana (Erick) e Terans (Christian); Canobbio (Romulo), Vitor Roque (Thiago Andrade) e Cuello. Técnico: Paulo Turra.
Botafogo: Lucas Perri, Di Plácido (Rafael), Víctor Cuesta, Adryelson e Hugo; Tchê Tchê (Kayque), Marlon Freitas e Lucas Fernandes (Janderson); Júnior Santos (Lucas Piazón), Tiquinho Soares e Luís Henrique (Victor Sá). Técnico: Luís Castro.
Gol: Alex Santana (aos 41 minutos do 1°T)
Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) (Fifa-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Alex Santana, Terans e Pedro Henrique (Athletico); Kayque (Botafogo)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 3 de junho de 2023 (sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil