O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que os projetos desenvolvidos pelo BC não serão afetados pelo mudança na presidência do país.
A fala de Campos Neto foi em um evento promovido pelo portal Poder 360, que discutia segurança digital e os avanços de tecnologias no sistema financeiro.
“A gente tem que pensar na instituição, e não naquele projeto, naquele momento, naquela equipe. Esse projeto, do Pix, foi uma visão adotada pelos quadros do BC, e vai continuar independentemente do governo, e de quem for o presidente”, afirmou.
Durante o seminário de abertura, Campos Neto destacou os avanços promovidos pelo banco no âmbito do sistema financeiro digital, como a criação do Pix. Além disso, o banco está desenvolvendo o Real Digital, uma versão digitalizada da moeda física corrente no país.
No caos do Pix, o presidente do Banco Central prometeu a divulgação em breve de novas funcionalidades da ferramenta, como a opção de parcelamento e a programação de transações financeiras.
Segurança no mercado financeiro digital
Campos Neto destacou que o sistema financeiro brasileiro é ágil e seguro, e que os bancos privados investem um volume significativo de recursos para aprimorar a segurança dos canais digitais.
“São várias iniciativas que foram feitas, uma que foi importante que cresceu muito é a parte de segurança na abertura de contas”, disse o presidente.
Segundo ele, as instituições estão se esforçando agora para combater a criação de contas laranjas e de aluguel.
Para o presidente, o incentivo e a ampliação da digitalização das operações deve, inclusive, facilitar as ações de fiscalização. Segundo Campos Neto, o fato de as transações serem digitais, facilita o rastreio e a segurança no sistema financeiro.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil