• qui. jan 23rd, 2025

Candidato governista na Argentina, Massa vem ao Brasil e se encontra com Lula nesta segunda (28)

Ouvir notícia

Ministro da Economia da Argentina e candidato governista na eleição presidencial de outubro, Sergio Massa virá ao Brasil na segunda-feira (28) para acertar os detalhes do novo mecanismo de financiamento ao comércio bilateral.

De acordo com fontes argentinas, Massa deverá se reunir às 14h com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 17h.

O entorno do candidato à Casa Rosada não espera declaração aberta de apoio de Lula. No entanto, conta finalmente com uma linha de crédito para financiar as exportações brasileiras à Argentina.

Massa que concorre com o apoio do presidente Alberto Fernández e da vice Cristina Kirchner. A eleição no país vizinho ocorre em 22 de outubro.

Para vencer em primeiro turno, um candidato precisa ter pelo menos 50% dos votos válidos ou então 40%, desde que haja vantagem de pelo menos dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

Concorrentes

O ultradireitista Javier Milei, que se apresenta como “anarcocapitalista”, ganhou as eleições primárias de agosto. Ele teve 30% dos votos.

A coalizão oposicionista Juntos por el Cambio terminou em segundo (28,3%) e escolheu Patricia Bullrich, ex-ministra de Segurança do governo Mauricio Macri, como candidata presidencial. O Unión por la Patria ficou em terceiro (27,3%). Massa venceu, com folga, as prévias de seu grupo político.

Questão econômica

Apesar da inflação anual acima de 100%, o governo de Alberto Fernández tenta criar um clima menos negativo na economia, com a liberação de um desembolso de US$ 7,5 bilhões pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que deve dar algum alívio na situação de estresse cambial vivida pelo país vizinho.

O mecanismo de financiamento ao comércio com o Brasil também pode acalmar um pouco a crise pela falta de dólares na Argentina.

A medida, que já tem consenso, é o financiamento, com taxas de 5,4% ao ano, por meio de uma linha de crédito rotativa do Banco do Brasil. O financiamento deve ser de US$ 140 milhões.

VÍDEO – Novas tentativas de saques agravam crise na Argentina

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”SRPFn8bBGf4″

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem