A cantora Margareth Menezes, o poeta pernambucano Antônio Marinho e a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG) vão integrar o grupo de Cultura do gabinete de transição.
Os nomes foram anunciados nesta segunda-feira (14) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador-geral do gabinete de transição, durante entrevista a jornalistas em São Paulo.
Os três trabalharão com o secretário nacional de Cultura do PT Márcio Tavares, o ex-ministro Juca Ferreira e a atriz Lucélia Santos. Todos serão responsáveis por coordenar o núcleo de cultura. Os nomes de Tavares, Ferreira e Lucélia foram antecipados na semana passada pela CNN.
Articulado por Tavares, que coordenou a área de cultura durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o grupo deve se reportar ao ex-ministro Aloizio Mercadante, responsável por chefiar os núcleos temáticos do gabinete de transição.
A equipe vai atuar na formulação de políticas públicas e definir as diretrizes do setor durante o governo. Ela contará com representantes de diferentes áreas, entre elas audiovisual, patrimônio, museus e culturas populares.
Entre as prioridades da equipe durante a transição estão pelo menos três frentes de atuação: a revisão de normas e decretos editados durante a gestão Bolsonaro, a análise da estrutura do setor de cultura no governo federal e a discussão do orçamento destinado à área.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil