Representantes de centrais sindicais vão pedir que o salário mínimo seja de R$ 1.342 no ano que vem em reunião presencial marcada para esta quinta-feira (1º) com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),
Por enquanto, a proposta de reajuste prevê o mínimo de R$1.302 em 2023. O cálculo dos sindicatos tem como base o crescimento do PIB (4,6%) de 2021 e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O valor foi acordado em encontro de centrais sindicais na última semana.
Na primeira reunião presencial com Lula após o resultado das eleições, os sindicatos também vão propor a criação de uma comissão no governo eleito que trate da valorização do salário mínimo para apresentar uma proposta de reajuste a longo prazo no primeiro semestre do próximo ano.
Após reuniões com líderes de partidos e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), Lula convidou os sindicalistas para o encontro desta quinta.
As categorias, base do eleitorado petista, também participam das reuniões do grupo temático da transição que trata sobre Trabalho e Emprego.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil