• qui. jan 23rd, 2025

Cerca de mil cidadãos dos EUA e familiares deixaram Israel em transporte fretado pelo governo

Ouvir notícia

Quase mil cidadãos dos Estados Unidos e seus familiares imediatos partiram de Israel em transporte fretado pelo governo americano, disse um porta-voz do Departamento de Estado à CNN.

O porta-voz afirmou que o governo dos EUA ofereceu “mais de 4 mil assentos em transporte aéreo e marítimo fretado pelo governo para cidadãos dos EUA e seus familiares imediatos” desde a última sexta-feira (13).

Veja também — Voos da FAB já resgataram 916 brasileiros de Israel

Entretanto, ele ressaltou que “as opções de partida que oferecemos geralmente partem com metade da capacidade ou menos”.

Espera-se que os voos facilitados pelo governo dos Estados Unidos continuem saindo do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Israel, até pelo menos quinta-feira (19), complementou a autoridade.

“Continuaremos monitorando a demanda dos cidadãos dos EUA por assistência na partida de Israel em tempo real. A situação geral de segurança, a disponibilidade e fiabilidade do transporte comercial e a procura dos cidadãos dos EUA influenciarão a duração desta assistência à partida”, explicou.

“Pedimos aos cidadãos dos Estados Unidos que desejam partir que aproveitem essa assistência de partida enquanto ela estiver disponível”, advertiu o porta-voz.

Mais de 3 mil cidadãos dos EUA disseram “que partiram com sucesso de Israel e da Cisjordânia usando linhas aéreas comerciais, através da fronteira terrestre ou outros meios”, destacou a fonte.

Ainda assim, os americanos em Gaza pontuaram à CNN que não puderam entrar no Egito através da passagem de Rafah, apesar das indicações de autoridades norte-americanas de que esta poderá estar aberta.

A Embaixada dos EUA no Cairo está rastreando 253 cidadãos do país, com 153 “membros da família associados”, solicitando ajuda para sair de Gaza através da passagem de Rafah, de acordo com um memorando interno do governo obtido pela CNN.

“Os cidadãos dos Estados Unidos em Israel, Gaza e Cisjordânia que necessitam de assistência devem preencher o formulário de crise em travel.state.gov”, ponderou o porta-voz.

“Continuaremos fornecendo atualizações aos cidadãos dos EUA, incluindo assistência na partida, à medida que as informações estiverem disponíveis”, finalizou

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem