O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, realizou uma reunião com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrey Rudenko, em Pequim, neste domingo (25), informou a pasta chinesa.
Os dois lados “trocaram opiniões sobre as relações China-Rússia e questões internacionais e regionais de interesse comum”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, sem fornecer mais detalhes.
A declaração não mencionou especificamente as insurreições do Grupo Wagner na Rússia nem na Ucrânia. A China não comentou publicamente sobre a insurreição.
No mês passado, o enviado especial de Pequim para a guerra se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma tentativa de se apresentar como um potencial mediador da paz entre os lados em guerra.
A China tem enfrentado críticas por não agir para ajudar a acabar com a guerra iniciada pela Rússia, com quem mantém laços estreitos.
Embora a Rússia tenha sofrido sanções ocidentais desde que invadiu a Ucrânia, o comércio bilateral entre Moscou e Pequim totalizou mais de US$ 93,8 bilhões entre janeiro e maio deste ano, um aumento de 40,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Administração Geral de Alfândega da China.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil