O chefe de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, descreveu, neste sábado (11), o devastador terremoto que atingiu o sul da Turquia e o noroeste da Síria como o “pior evento em 100 anos nesta região”.
Falando durante uma coletiva de imprensa na província turca de Kahramanmaras, Griffiths também elogiou a resposta da Turquia ao desastre como “extraordinária”.
Ele disse à Reuters que espera que a ajuda na Síria vá tanto para áreas controladas pelo governo como pela oposição, mas que as coisas a esse respeito “ainda não estão claras”.
Centenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas e sem comida em condições de inverno rigoroso, ávidas por um esforço multinacional de socorro para aliviar seu sofrimento.
O número de mortos por conta do terremoto na Turquia e na Síria chegou a 24.178 neste sábado. Pelo menos 85.297 pessoas ficaram feridas.
O poderoso tremor de magnitude 7,8 atingiu a área próxima à fronteira dos dois países na segunda-feira (6). Mais de 100 tremores secundários foram sentidos após o principal, incluindo um de magnitude 7,5.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil