O tempo no Brasil ainda sofre impactos da Zona de Convergência do Atlântico Sul neste domingo (8). As áreas de instabilidade provocam chuvas em grande parte do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e do Rio de Janeiro.
As nuvens carregadas sobre o interior do Brasil se juntam ao intenso ciclone que atua na costa do Sul e Sudeste, reforçando as chuvas.
Outro fenômeno, a Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo Norte do Brasil, como no Amapá. Um vórtice ciclônico nas camadas mais altas da atmosfera provoca chuva ao longo do dia sobre o Piauí, Maranhão e o sertão nordestino.
No domingo, o tempo continua estável em grande parte do Sul do Brasil, inclusive no litoral gaúcho. Já na Grande Florianópolis e no litoral paranaense, a umidade marítima mantém as nuvens e a condição de chuva.
Em boa parte do Mato Grosso do Sul e em uma pequena área que vai de Alagoas ao interior da Paraíba, o tempo fica firme.
Nas demais áreas do país, há previsão de chuva. As tempestades ainda alcançam o Rio de Janeiro, o Centro-Sul do Espírito Santo, Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte, Sul de Goiás, Oeste baiano, Norte de Rondônia, bem como em Porto Velho e Norte do Amazonas.
Um fenômeno meteorológico espalha a chuva também por São Paulo, e o estado encara mais um dia atípico de verão, com tempo fechado, chuva e baixas temperaturas.
Alertas
Neste domingo, há um alerta para chuva frequente, forte e volumosa em Minas Gerais, na região serrana do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na região de Franca (SP).
Alerta também para temporais no decorrer do dia em Goiás, Distrito Federal, no Centro, Leste e Norte de Mato Grosso, no Tocantins (exceto no Norte do estado), no Sul do Pará, Amazonas, norte de Rondônia, Roraima, norte do Amapá e divisa da Bahia com o Tocantins.
Chuvas moderadas atingem o litoral Norte de Santa Catarina, o Leste do Paraná, o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
O Centro-Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e do Paraná e o Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul são áreas com alerta para ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30%.
(Com informações do Climatempo)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil