Nuvens carregadas se espalham sobre o Sul do Brasil por causa de uma frente fria que avança sobre a região. A umidade alta e o calor formam as nuvens carregadas sobre a região Norte. Algumas áreas de instabilidade se espalham pela costa Norte do Brasil e no Leste do Nordeste, trazendo chuvas.
Nuvens altas chegam até a região Sudeste, mas não devem provocar temporais.
Veja a previsão do tempo para o fim de semana.
O ar seco predomina sobre a região Sudeste neste sábado. Algumas nuvens altas aparecem ao longo do dia, mas não devem ocasionar chuva. O dia será ensolarado em todos os estados da região e faz calor na maior parte do dia. Estão previstas chuvas rápidas no litoral Norte do Espírito Santo.
Ao longo do domingo, uma frente fria aumenta a nebulosidade em São Paulo e deve chover no Oeste e no Sul do estado.
Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se espalham sobre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com alerta para o risco de chuva moderada a forte nos três estados.
Céu nublado e chuva predominam sobre o Rio Grande do Sul, que pode ter momentos de sol em diferentes áreas do estado, principalmente no Oeste e no Sul. No Centro-Oeste e Sul de Santa Catarina, no Sul e Oeste do Paraná, pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora, mas o sol ainda aparece. Nas demais áreas catarinenses e no Centro-Leste do Paraná, pancadas de chuva com raios acontecem à tarde e à noite.
No domingo (28), o tempo fica bastante instável, com predomínio de céu nublado e chuva em praticamente toda a região Sul. As temperaturas caem nos três estados e pode gear na campanha gaúcha.
A grande massa de ar seco que predomina sobre o interior do Brasil mantém a umidade do ar baixa no Centro-Oeste. Os níveis entre 21% e 30% poderão ocorrer nas horas mais quentes do dia na maior parte da região. O dia será quente e ensolarado.
Algumas pancadas de chuva são esperadas principalmente à tarde à noite na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, por causa da aproximação de uma frente fria. Durante o domingo, essa frente fria vai provocar chuva e queda de temperatura em Mato Grosso do Sul e também na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
No Nordeste, o ar seco predomina sobre o interior. O dia será ensolarado e sem chuva no interior da Bahia, nas áreas de sertão do Pernambuco, da Paraíba e do Ceará, no Oeste do Rio Grande do Norte, no Centro-Sul do Piauí e no Sul do Maranhão.
As demais áreas do Nordeste terão períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia. Há risco de chuva moderada a forte no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil facilitando a formação de nuvens carregadas. Quase toda a região tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios neste sábado. O sol e o tempo seco predominam sobre o Centro-Sul de Rondônia, no Sul e Sudeste do Pará e no Tocantins.
Durante o domingo, pancadas de chuva voltam acontecer em praticamente toda o Norte do país, com destaque para uma frente fria que aumenta a chuva em Rondônia.
Alertas
Neste fim de semana, há risco de chuva moderada forte nas capitais Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Maceió, São Luís, Belém, Macapá e Boa Vista.
Os temporais podem atingir o Norte e Oeste do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste e Sul de Santa Catarina, o litoral Norte da Bahia e o litoral de Sergipe, o litoral do Pará, o Amapá, Oeste de Rondônia e Noroeste do Amazonas.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios, e vento que pode ser forte no Centro, Oeste e Leste do Rio Grande do Sul, no Oeste e Sul do Paraná, Planalto Norte de Santa Catarina e região da Grande Florianópolis. Atenção também para o litoral entre Ilhéus e Salvador, o litoral de Alagoas, litoral e Norte do Maranhão, Nordeste do Pará, e Roraima, Oeste do Amazonas e do Acre.
O ar seco com níveis de umidade entre 21% e 30% pode afetar a Grande São Paulo e o interior paulista, o Sul, Oeste e Noroeste de Minas, o Triângulo Mineiro, a região Centro-Oeste, além do Vale do São Francisco e do Oeste da Bahia, do sul do Maranhão e do Piauí e do Tocantins.
(Com informações da Climatempo e da MetSul)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil