Paraná e Santa Catarina estão em alerta amarelo para tempestades nos próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além desses estados, Rio Grande do Sul também registrou altos índices de precipitação desde segunda-feira (4), de acordo com a MetSul Meteorologia.
Nas últimas horas, as cidades gaúchas de Passo Fundo e Frederico Westphalen registraram 135 mm e 95 mm, respectivamente. Em Santa Catarina, os máximos acumulados até o final da manhã de quinta-feira (7) somaram 189 mm em Rio das Antas, e 159 mm em Praia Grande.
Já no Paraná, no mesmo período, a chuva atingiu 98 mm em Clevelândia e 94 mm em Cidade Gaúcha.
A previsão da MetSul é de que os volumes devem aumentar ainda mais com o esperado de chuva até esta sexta-feira (7), especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná. Um novo episódio de chuva volumosa é previsto para parte do Sul do país no começo da semana que vem.
Veja também: Clima influencia variação de preços de alimentos
Volumes e chuvas em SC
As cidades catarinenses têm absorvido a maior quantidade de volume de chuvas da região Sul. De acordo com a Defesa Civil do Estado, nesta sexta-feira (8), a frente fria se afastará gradativamente do estado.
O deslocamento deve causar pancadas de chuva entre a madrugada e o período da manhã, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas às chuvas.
A previsão é de que os ventos sejam de fraca intensidade no interior do estado e com rajadas moderadas ao longo do litoral, incluindo a região de Florianópolis e do Baixo Vale, com rajadas entre 50 e 70 km/h. O risco é moderado para ocorrências de destelhamentos e queda de galhos e árvores.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil