Um tiroteio no centro de Louisville, no estado norte-americano de Kentucky, deixou 5 mortos e ao menos oito feridos, que foram transportados para o hospital da Universidade de Louisville, incluindo dois policiais, disse a polícia. Ao menos duas pessoas estão em estado crítico.
O incidente ocorreu em uma agência do banco local, na manhã de segunda-feira (10). O presidente Joe Biden foi informado do tiroteio, disse a Casa Branca, acrescentando que haverá mais detalhes para compartilhar mais tarde.
A Polícia Metropolitana de Louisville disse que estava respondendo a “um agressor ativo” no quarteirão 300 da East Main Street, no centro da cidade, acrescentando que “há várias vítimas”. O FBI Louisville descreveu o incidente como um tiroteio, e outras autoridades pediram aos residentes que ficassem longe da área.
A resposta da polícia ocorreu três minutos após a ligação nesta manhã e encontrou o suspeito “quase imediatamente”, disse o vice-chefe da polícia metropolitana de Louisville, Paul Humphrey, em uma coletiva de imprensa. O suspeito ainda estava disparando, disse o chefe. “A polícia trocou tiros com o atirador que morreu no local”, acrescentou.
A polícia está tentando determinar se o atirador morreu de tiros ou um ferimento autoinfligido.
Mais tarde, em coletiva à imprensa, a polícia informou que o agressor – que vem sendo chamado de “atirador solitário” “tinha uma conexão com o banco” onde ocorreu o tiroteio. As autoridades ainda trabalham para estabelecer essa conexão, mas ele possivelmente era um “funcionário anterior”, de acordo com um briefing da polícia.
Autoridades
Logo após o incidente, o governador do Kentucky, Andy Beshear, disse em um tweet que estava indo para o local do tiroteio. “Por favor, ore por todas as famílias afetadas e pela cidade de Louisville”, escreveu ele.
Mais tarde, o governador afirmou, durante coletiva à imprensa, que perdeu amigos no tiroteio em massa. “Isso é horrível. Eu tenho um amigo muito próximo que não conseguiu hoje, e outro amigo próximo que também não.”
Ele disse que tem outro amigo que se machucou “que espero que sobreviva”. Beshear disse que o banco onde ocorreu o tiroteio é seu banco.
O líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, um republicano de Kentucky, disse que está “devastado” após a notícia do tiroteio em Louisville.
“Elaine e eu estamos arrasados com as notícias de Louisville esta manhã. Obrigado ao LMPD e aos nossos socorristas por sua bravura no local. Enviamos nossas orações às vítimas, suas famílias e à cidade de Louisville enquanto aguardamos mais informações”, tuitou ele na segunda-feira.
O senador Rand Paul, também republicano de Kentucky, twittou sobre o tiroteio. “Kelley e eu estamos orando por todos os envolvidos no tiroteio mortal no centro de Louisville esta manhã. Nossos corações se partem pelas famílias dos perdidos”, disse ele.
O prefeito de Louisville, Craig Greenberg, também pediu orações para aqueles que estão atualmente no hospital “feridos, lutando por suas vidas como resultado de outro ato de violência armada”.
Ele também agradeceu aos socorristas “corajosos e heroicos” por sua pronta e rápida resposta. “Sem dúvida, suas ações salvaram vidas”, disse ele.
“Apesar de tragédias como a de hoje, quando várias pessoas são mortas por violência armada… nossa comunidade continuará unida”, acrescentou.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil