A indústria cinematográfica está em processo de recuperação após a crise causada pela pandemia do Covid-19 e fechou 2023 com uma bilheteria estimada em US$ 33,9 bilhões, segundo dados da Gower Street Analytics.
O resultado ainda representa 15% a menos do que a média dos últimos três anos pré-pandemia (2017-2019), mas mostra um aumento de 30,5% em comparação com 2022.
A América do Norte foi o principal mercado em 2023, com uma estimativa de arrecadação de US$ 9 bilhões, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, mas ainda 21% abaixo da média de 2017-2019. A região foi responsável por 26,8% do resultado mundial.
Em seguida, os 10 principais mercados foram: China (US$ 7,71 bilhões), Japão (US$ 1,48 bilhão), Reino Unido/Irlanda (US$ 1,36 bilhão), França (US$ 1,35 bilhão) , Alemanha ($ 1,01 bilhão), Coréia ($ 970 milhões), México ($ 940 milhões), Austrália ($ 670 milhões), Itália ($ 550 milhões) e Espanha ($ 540 milhões).
A Índia não entra na contagem, pois a Gower Street Analytics não tem acesso aos dados completos do país.
Embora tenham tido momentos onde alguns dos principais mercados, como China, o Japão e a Alemanha, estavam acima das suas médias dos três anos pré-pandemia, o único dos 15 principais a terminar 2023 acima da sua média de 2017-2019 foi a Holanda (+3%).
Durante o verão no hemisfério Norte, houve fortes sinais de que as audiências globais retornariam aos níveis pré-pandemia, com julho (+17%) e agosto (+1%) registrando números acima das médias de 2017-2019 para esses meses.
Foi nesse período que o mundo viveu o fenômeno Barbenheimer, com os lançamentos de “Barbie” e “Oppenheimer”. Julho foi o primeiro mês pós-pandemia a testemunhar o crescimento, quando quase todos os mercados (exceto a China) superaram a sua média de 2017-2019 simultaneamente.
Analisado o mercado para 2024, a Gower Street estimou que, com os impactos das greves em Hollywood em 2023, a arrecadação deste ano deve cair para US$ 31,5 bilhões – 7% abaixo do ano passado.
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Fonte: CNN Brasil