Maria Rita Serrano assumiu nesta quinta-feira (12) a presidência da Caixa Econômica Federal, em cerimônia que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A nova comandante do banco estatal adiantou que vai inaugurar 12 novas agências. “Eu sei que falta empregados, eu sei que falta equipamentos, e essa será a nossa grande batalha, mas é fundamental que a Caixa abra agências”, disse ela, ressaltando que novas unidades são fundamentais em especial em regiões menos assistidas do país.
Serrano, que trabalha há 33 anos na Caixa, é a quarta mulher a presidir a instituição, sendo a segunda empregada de carreira. Nascida em Santo André (SP), é graduada em Estudos Sociais e em História, e é mestre em Administração. Ela já atuou em diversos postos de representatividade.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parabenizou Serrano e os funcionários da Caixa, destacando o empenho da instituição em dar aos brasileiros os melhores serviços bancários para realizarem seus sonhos.
“Na qualidade de ministro da Educação, acompanhei o trabalho da Caixa Econômica Federal concedendo financiamento estudantil para milhões de estudantes brasileiros e por meio do FIES, conseguindo seu diploma, mesmo que advindo de famílias de baixa renda”.
Haddad disse ainda ser bom ver a Caixa voltar às mãos dos trabalhadores comprometidos com o sonho de um Brasil mais fraterno e solidário. “Rita, você vai ter um grande parceiro no Ministério da Fazenda, pessoa que respeita muito essa instituição, que se esforça para cumprir os princípios mais caros da Constituição Federal”, diz.
Já em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Serrano se dirigiu aos funcionários do banco público dizendo que vai iniciar estudos para voltar com a vice-presidência de Pessoas, e que convocará uma nova eleição para a vaga de representante dos empregados no conselho de administração do banco.
“Estamos estudando para retornar com a vice-presidência de pessoas, esse com certeza será o nosso principal objetivo”. Essa vice-presidência foi extinta na gestão de Daniella Marques, antecessora de Serrano, que assumiu após o antecessor, Pedro Guimarães, ser alvo de denúncias de assédio sexual.
Serrano disse ainda que estimulará a convocação da eleição de um novo representante dos empregados no conselho do banco, vaga que era ocupada por ela.
Investimento contra fome
Na posse de Serrano, Lula destacou a atuação de da nova presidente no banco e disse que ela foi escolhida por ter uma história e referências. “Espero que você se dedique à Caixa Econômica Federal, na presidência, aquilo que você se dedicou como funcionária, aquilo que se dedicou como militante sindical, como militante de política, como militante social”.
Lula disse que espera viver um novo período nesse país. “O Brasil cansou de muita tristeza, de muito ódio, muita raiva. O Brasil cansou de muitas ofensas”, declarou.
O presidente contou que havia participado de reuniões mais cedo nesta quinta-feira com o ministro das Cidades, dos Transportes, do Desenvolvimento Regional e disse que, ainda nesse mês, ainda irão inaugurar muitas coisas no país, inclusive de casas que haviam começadas a ser feitas no governo Dilma.
“Nós voltamos a governar esse país porque temos uma missão. A gente tem vários compromissos, mas, o mais importante é que a gente vai ter que fazer muitos investimentos e muita dedicação na chamada educação brasileira”, disse Lula.
Acrescentou que vai ter que investir na saúde e tentar acabar com a fome outra vez no país. “A gente vai construir uma narrativa diferente nesse país, porque tudo que a gente faz é gasto. Se eu compro comida, é gasto. Se eu coloco dinheiro pra dar comida pro pobre, é gasto. Se eu vou fazer o Bolsa Família, é gasto (…) A única coisa que não é tratada como gasto nesse país, é o dinheiro que a gente paga de juros para o sistema financeiro”.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil