• qui. jan 23rd, 2025

Comida típica do Nordeste brasileiro: 20 pratos da região para você provar

jan 28, 2023
Ouvir notícia
/ Conheça as principais comidas regionais do Nordeste.

Provar as comidas típicas do Nordeste é uma das melhores formas de conhecer melhor a cultura local.

Por ser a região com o maior número de estados do Brasil, o Nordeste acaba sendo referência por conta da diversidade em sabores, ingredientes e temperos.

Se você deseja viajar para conhecer algum dos estados da região, saiba a partir da lista abaixo quais são os pratos típicos que você deve provar.

20 comidas típicas do Nordeste para você experimentar

O Nordeste brasileiro é muito rico culturalmente, especialmente quando se trata de gastronomia.

Cada estado possui sua própria diversidade em ingredientes, temperos e combinações.

Conheça as opções mais famosas de comidas típicas nordestinas para provar ao visitar a região:

Bobó de camarão

/ Comidas da região do Nordeste: Bobó de camarão

O bobó de camarão é um prato típico da culinária baiana e popular em diversos estados brasileiros.

A receita tradicional resulta em um prato cremoso, no qual os camarões são preparados em temperos verdes, leite de coco, azeite de dendê e mandioca.

Normalmente, o bobó de camarão é servido com arroz branco, mas também pode ser consumido como pirão.

Acarajé e abará

/ O acarajé e abará são comidas regionais do Nordeste

O acarajé é um prato de origem africana que consiste em um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, gengibre, cebola e recheado com camarão que é frito no azeite de dendê.

Ele é muito consumido no estado da Bahia nas opções quente ou frio, que não dizem respeito à temperatura do prato, mas sim à quantidade de pimenta adicionada na receita.

Já o abará, por sua vez, é quase a mesma receita do acarajé, com a diferença de que é cozido à vapor e que o azeite de dendê é adicionado à sua massa juntamente com o camarão.

Vatapá

/ O vatapá faz parte do ranking das comidas típicas nordestinas mais pedidas.

O vatapá, por sua vez, é um creme feito com farinha de rosca ou fubá, pimenta, leite de coco, pão, azeite de dendê, camarão, castanha de caju e amendoim.

Esse prato muitas vezes é servido com arroz, mas pode combinar como o recheio para o acarajé.

Moqueca Maranhense

/ Comidas regionais do Nordeste: conheça a moqueca maranhense

A moqueca maranhense é um cozido de peixes encontrados, especialmente, nos estados da Bahia, Pará, Amazonas e Espírito Santo, com variações regionais significativas.

Trata-se de um prazo normalmente preparado em uma panela de barro que consiste de peixe cozido com outros frutos do mar, como camarão, e outros temperos (dentre eles o leite de coco e o azeite de dendê).

A grande diferença da moqueca maranhense para as demais está no fato de que ela não leva camarão, mas sim ovo, e utiliza apenas peixes da costa maranhense, como a pescada amarela.

Arroz de Cuxá

/ O Arroz de Cuxá é um dos pratos típicos da região do Nordeste

O arroz de cuxá é uma receita que se utiliza de arroz branco cozido em água e sal acompanhado de um molho conhecido como cuxá na culinária maranhense.

O molho é feito com vinagreira, camarão seco, farinha de mandioca e pimenta-de-cheiro, ingredientes típicos dessa região do país.

Arroz com capote

/ O arroz com capote é uma ótima opção para quem busca conhecer as comidas regionais do Nordeste

Capote é o nome dado à galinha d’angola, um tipo de ave que possui uma carne mais rígida e com um sabor muito marcante.

No Piauí, o capote é utilizado em uma série de receitas típicas, mas uma das mais marcantes com certeza é o arroz com capote, uma espécie de arroz a la grega acrescido da carne da galinha d’angola.

Panelada piauiense

/ A panelada piauiense é uma famosa e saborosa comida típica nordestina.

Um dos pratos de destaque no Piauí é a panelada, uma receita que apresenta um sabor bastante característico e saboroso. A receita, tipicamente, leva ingredientes como bucho, tripas, mocotó e nervo de boi e temperos à gosto.

A panelada piauiense pode ser servida como prato principal e ter como acompanhamento arroz branco e saladas, por exemplo.

Sarrabulho

/ O sarrabulho é um dos pratos típicos da região Nordeste bastante popular.

Também chamado de sarrabulhada, o sarrabulho é um prato típico da culinária portuguesa e se caracteriza por ser um guisado com miúdos de porco e cabrito com sangue.

A origem remonta à idade média, em que, devido ao impacto da peste negra, a produção de alimentos se tornou praticamente nula.

Com o passar dos anos, os portugueses trouxeram a receita para o Brasil, que se tornou muito popular no Nordeste e em alguns estados do Centro-Oeste.

Bolo baêta

O bolo baêta é uma iguaria tradicional da culinária paraibana e geralmente é comido acompanhado de chás, cafés ou bebidas típicas, como sucos de frutas, caldo de cana ou guaraná.

Uma das principais características desse bolo é que a massa não leva fermento, o que lhe confere um aspecto úmido e textura consistente levemente parecida com um pudim.

Rapadura

/ A rapadura é uma comida típica nordestina muito conhecida por todo o país.

A rapadura é um doce feito a partir da cana-de-açúcar. Por ser bastante açucarado e com uma consistência e formato parecido com de pequenos tijolos, criou-se a famosa frase que diz que “a rapadura é doce, mas não é mole não”.

Embora seja conhecida como uma comida típica do Nordeste, há registros de que a rapadura tenha surgido no continente europeu no século XVI como uma solução para o transporte de açúcar em pequenas quantidades pelos viajantes.

Atualmente, é possível encontrar diferentes variações no consumo da rapadura, sendo também um ingrediente usado em diversas receitas de sobremesa.

Caranguejada

/ A caranguejada é uma das comidas regionais do nordeste muito consumida por quem visita ou mora na região.

A caranguejada é um prato feito com caranguejos cozidos em molho preparado com leite de coco, azeite e temperos verdes.

Ele normalmente é acompanhado de arroz branco e pirão feito do caldo da própria caranguejada.

Arroz de leite

O arroz de leite é um dos principais acompanhamentos da carne de sol, por isso, é muito comum vê-lo em restaurantes de comidas típicas de Natal, no Rio Grande do Norte.

Diferentemente do arroz doce tradicional, o arroz de leite nordestino é salgado e a receita leva arroz, leite, manteiga ou margarina e sal a gosto.

Carne de sol

/ Comidas típicas da região nordeste: carne de sol.

Também chamada de carne de vento ou carne do sertão, a carne de sol é um dos pratos mais típicos do nordeste.

Apesar do nome, a carne não fica exposta aos raios solares. Na verdade, antigamente ela era ligeiramente salgada e colocada para secar no sol.

Mas essa técnica foi aprimorada e hoje em dia ela é seca em local coberto e ventilado. De acordo com a tradição, ela deve ser assada e servida com queijo coalho.

Bolo de rolo

/ O bolo de rolo é um doce típico nordestino de Pernambuco.

Outra comida típica nordestina, mais especificamente de Pernambuco, é o bolo de rolo. Essa sobremesa é bastante famosa na região e consiste em um bolo feito com massa de ovos, manteiga, açúcar e farinha de trigo e recheio de goiabada derretida.

O bolo é feito em um formato semelhante ao de um rocambole, mas com camadas ainda mais finas e delicadas.

Caldinhos

O caldinho é um prato tradicional da culinária indo-portuguesa, mas que faz bastante sucesso no Brasil, por isso é também sempre lembrado como uma opção de comida típica do Nordeste.

Ele consiste em um caldo de cor amarela que funciona como um molho que pode ser preparado com peixe e outras carnes.

O caldinho normalmente é acompanhado de arroz branco e pode incluir coco, cebola, tomate, cominhos,coentros, açafrão-das-índias, malaguetas verdes e vinagre.

Pituzada

Outra opção de comida típica do Nordeste para provar em Alagoas é a pituzada. Esse prato é preparado com o pitu, uma espécie de artrópode crustáceo de água doce.

O pitu é bastante confundido com o camarão, mas além do tamanho diferente, o pitu possui um sabor característico.
A receita também leva outros ingredientes de sabores acentuados, como o leite de coco, cheiro-verde e pimenta.

eralmente, a pituzada é servida com pirão e arroz.

Siri mole ao coco

O siri mole ao coco é um prato típico de Alagoas, pois as lagoas extensas do estado permitem uma grande produção de moluscos e mariscos, deixando a sua culinária rica nesses ingredientes.

Também chamado de moqueca de siri mole, o prato já faz parte do cardápio das famílias e mesas de restaurantes alagoanos há muitos anos.

A receita leva siri mole, sopa de azeite, suco de limão, cebola picada, coentro, tomate, sal, pimentão, leite de coco, além de uma farinha de mandioca especial preparada com margarina.

Feijão de coco

O feijão de coco é muito parecido com o caldinho de feijão, prato típico do Rio de Janeiro, podendo ser feito com feijão preto ou carioca preparado com leite de coco, coco ralado, cebola e pimenta.

Trata-se de um prato muito consumido em todo o Nordeste, mas muito popular em Alagoas. A combinação inusitada é repleta de sabor e é perfeita para ser servida com peixe e arroz.

Queijadinha sergipana

A queijadinha não só é um dos pratos típicos da região nordeste, como é também considerado patrimônio imaterial de São Cristóvão, em Sergipe.

A receita é uma adaptação da queijadinha portuguesa, que levava como ingrediente principal o queijo, um item que era de difícil acesso por conta do preço elevado. Para baratear o preparo, os sergipanos encontraram uma opção mais abundante: o coco.

O resultado foi uma nova versão da queijadinha, que se tornou uma das principais sobremesas da região brasileira.

Baião de Dois

/ O baião é dois é uma comida do nordeste muito conhecida.

Por fim, o baião de dois é, talvez, a comida típica do nordeste mais conhecida, apesar de também ser bastante popular em estados da região Norte, como Rondônia, Acre, Amazonas e Pará.

O prato consiste em um preparado de arroz e feijão (de preferência feijão verde ou novo) em que se adiciona queijo coalho e carne seca (embora não seja assim em todos os estados).

Na Paraíba e em Pernambuco, existe uma variedade dessa iguaria denominada de rubacão, um prato que é bastante apreciado no Sertão.

Acompanhe as melhores dicas de viagem e gastronomia na CNN

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem