• qui. jan 23rd, 2025

Comitiva do governo encontra autoridades em Roraima para discutir crise indígena

Ouvir notícia

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania esteve em Boa Vista (RR) nesta segunda-feira (30) para apurar detalhes da situação do povo indígena Yanomami e possíveis violações aos direitos humanos nesta região.

Os secretários que integravam o grupo tiveram reunião com representantes da sociedade civil e lideranças indígenas, no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, no centro da capital de Roraima. A falta de segurança nas comunidades foi o principal problema apontado.

Outro foco de preocupação para as autoridades ministeriais é a saúde de crianças e adolescentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, 570 crianças Yanomami menores de 5 anos morreram de causas evitáveis entre 2019 e 2022.

Atualmente, há 43 crianças internadas no único hospital infantil de Boa Vista.

A comitiva federal também se reuniu com a Casa Civil do governo de Roraima, para alinhar medidas para o povo Yanomami, e com conselhos tutelares e estaduais e municipais da criança e do adolescente na sede da Ordem dos Advogados do estado.

Nesta terça-feira (31), o grupo deve partir para a região do Surucucu, uma das comunidades dentro do território Yanomami.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem