Ele usa camisa amarela, calção azul e chuteira, além de ter grande importância para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apesar de não estar escalado para nenhum jogo e nem mesmo ser um jogador. Estamos falando do mascote da Seleção Brasileira: o Canarinho ou, para os íntimos, o Canarinho pistola.
Para uns, ele tem cara de bravo; para outros, de determinado. Apesar das sobrancelhas franzidas, exala carisma e encanta a torcida na arquibancada, não importa a idade.
Mas a feição que divertiu os torcedores e virou meme a partir de 2016, principalmente durante a Copa de 2018, nem sempre foi essa.
Como surgiu o mascote da seleção?
Na década de 1950, quando o uniforme da Seleção ganhou as cores da bandeira, o amarelo da camisa foi associado à cor do canário. Assim, os jogadores ganharam o apelido de canarinhos.
Foi a partir desse período que os mascotes dos Mundiais surgiram e roubaram a cena entre o público, conquistando o coração dos torcedores.
O cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, teria sido o primeiro a desenhar o mascote da Seleção Brasileira, mas a versão mais conhecida foi a de Ziraldo, feita na década de 1960.
Depois disso, diversos cartunistas fizeram suas versões do canarinho e os desenhos foram publicados nos jornais da época.
Nas antigas versões, o canarinho exibia um sorriso amistoso. Ele chegou a ganhar uma versão em boneco comercializada nas lojas, e músicas em sua homenagem, como “Voa, canarinho, voa”, gravada pelo jogador Júnior.
Já nos anos 2000, a CBF passou a incluir o mascote nas camisas da seleção e lançou seu próprio canarinho de pelúcia oficial.
“A Seleção sempre foi conhecida como a Seleção Canarinha, então nada mais justo do que nosso mascote ser um Canarinho”, diz o departamento de marketing da CBF.
A equipe classifica o canarinho como a representação do torcedor brasileiro. “Quando ele está em ação está representando cada um de nós. Além disso, ele é um asset importante para buscar essa sinergia com o torcedor”, coloca.
O Canarinho ficou “pistola”
Em 2016, a CBF lançou o mascote de campo, ainda com uma feição sorridente. Mas logo uma outra versão apareceu e o Canarinho mudou de rosto.
O sorriso amistoso deu lugar à popular “cara fechada”, numa espécie de rebranding, que quer dizer a ressignificação de um produto.
De acordo com o departamento de marketing, a ideia não era tornar o novo modelo permanente, mas, diante da aprovação dos torcedores, para o bem de todos e felicidade geral da nação, o “Canarinho pistola” (apelido dado pelos torcedores), ficou.
“Em certo momento utilizamos um levemente diferente, mas diante da grande aceitação da versão que vem sendo utilizada optamos por manter a mesma”, explica a equipe.
Em 2017, o perfil da CBF chegou a publicar um tweet acalmando os torcedores e garantindo que o Canarinho pistola não iria desaparecer. A organização deu a entender que a versão amistosa seria utilizada em ações sociais e a versão “pistola” iria para os jogos.
O Canarinho apareceu no #SomosFutebol e mostrou a sua face tranquila, mas não se preocupem… Ele é #FechadoComASeleção pic.twitter.com/ZxX3OxxDJA
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 10, 2017
A confederação explica que a feição foi adotada com o objetivo de representar a bravura do povo brasileiro, trazendo um olhar de seriedade para enfrentar os adversários.
Mas, ao mesmo tempo, o Canarinho consegue ser amável e carinhoso, especialmente com as crianças, apesar da cara “fechada”.

Segundo a CBF, ele foi inspirado em mascotes que fazem sucesso ao redor do mundo, como o Benny, do Chicago Bulls.
Opening Night at the United Center TONIGHT😤😤😤 pic.twitter.com/J2vJgNmK8g
— Benny (@bennythebull) October 22, 2022
O novo Canarinho começou a aparecer no site da CBF em outubro de 2016, sem um anúncio oficial. Ele chegou quatro meses depois do treinador Tite assumir o comando da seleção e um dos dois, certamente, trouxe sorte para a seleção.
O Brasil disputava as eliminatórias sul-americanas, que valiam vaga na Copa de 2018. Classificado em sexto lugar, a seleção ficaria de fora do mundial. Mas, com a chegada de Tite, o time deslanchou, alcançando quatro vitórias seguidas.
Menos de uma semana depois da aparição pública do novo canarinho, o Brasil chegou ao primeiro lugar da tabela, garantindo vaga na Copa.
ELE FAZ A FESTA! A #SeleçãoBrasileira comanda no campo e o Canarinho comanda nas arquibancadas! 🐥🇧🇷 pic.twitter.com/DCFK9CqX2A
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 15, 2021
Sucesso nas redes
Além de sucesso nas partidas da seleção, o canarinho pistola também logo fez sucesso nas redes sociais. Como a internet não perdoa, logo surgiram memes e perfis extra oficiais do novo mascote no Instagram e no Twitter.
O que atiçou o interesse e a curiosidade dos brasileiros, até mesmo dos que não são fãs de futebol, foi justamente a cara séria do canarinho. Foi, então, nas redes que o mascote foi apelidado de “Canarinho pistola”.
Os memes caíram, até mesmo, no gosto dos administradores dos perfis da CBF nas redes. Nos conteúdos, a imagem do mascote é associada a uma frase de reprovação e divertem o público.
O Canarinho vendo você adiar o despertador e acordar correndo pra ver o jogo 👀
Levanta que já vai começar!
🇧🇷 x 🇸🇦 – 5h | #BRAxARA #JogosOlímpicos pic.twitter.com/UQkKF3qUdg
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 28, 2021
As contas da CBF também publicam vídeos do mascote interagindo com os jogadores, animando a torcida nos estádios e, até mesmo, fazendo embaixadinhas. Isso tudo alimenta ainda mais a criatividade fértil dos brasileiros na internet.
NÓ! Não é que a galera acertou por onde andava o #Canarinho, uai!
🐥🇧🇷 Ele tá lá na Lagoa da Pampulha, aprontando das suas na capital mineira! ALÔ, BH! pic.twitter.com/zh48VbPyXV
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) January 31, 2022
Copa de 2022
A Copa do Mundo de 2022 acontece a partir do dia 20 de novembro no Catar e o Canarinho pistola deve voltar a brilhar tanto quanto os jogadores da Seleção Brasileira, assim como aconteceu na Copa de 2018.
“Ele estará lá representando cada um dos torcedores brasileiros e incentivando a Seleção”, respondeu o departamento de marketing da CBF.
“Para o Catar podemos esperar muita interatividade com os torcedores, Seleção e conteúdo legal para as redes sociais”, acrescentou.
Vivendo pelos dias de memes com o canarinho pistola novamente
— PASSA (@passa) October 28, 2022
A grande novidade para esta Copa é o Zap do Canarinho, uma ação voltada ao relacionamento com os torcedores. O canal foi criado no último dia 7.
Ao enviar uma mensagem para o número (11) 94488-2022 pelo WhatsApp, os fãs podem mandar perguntas para os jogadores e comissão técnica, conhecer os locais de concentração popular para os jogos, saber mais sobre as leis e costumes do Catar e obter as escalações para os duelos da Copa antes da bola rolar.
Também foram criados vários stickers para os usuários compartilharem e viralizarem dentro do WhatsApp.
No Catar, o canarinho dividirá espaço com o mascote da Copa, que, este ano, é o La’eeb. De acordo com a organização do evento, o nome significa “jogador super-habilidoso”, em árabe.

Com a forma inspirada no Keffiyeh, lenço para cabeça característico do Catar, a animação mantém a tradição de incluir elementos regionais dos países-sede nos personagens.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil