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Como o Canarinho da Seleção Brasileira ficou “pistola”

nov 17, 2022
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Ele usa camisa amarela, calção azul e chuteira, além de ter grande importância para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apesar de não estar escalado para nenhum jogo e nem mesmo ser um jogador. Estamos falando do mascote da Seleção Brasileira: o Canarinho ou, para os íntimos, o Canarinho pistola.

Para uns, ele tem cara de bravo; para outros, de determinado. Apesar das sobrancelhas franzidas, exala carisma e encanta a torcida na arquibancada, não importa a idade.

Mas a feição que divertiu os torcedores e virou meme a partir de 2016, principalmente durante a Copa de 2018, nem sempre foi essa.

Como surgiu o mascote da seleção?

Na década de 1950, quando o uniforme da Seleção ganhou as cores da bandeira, o amarelo da camisa foi associado à cor do canário. Assim, os jogadores ganharam o apelido de canarinhos.

Foi a partir desse período que os mascotes dos Mundiais surgiram e roubaram a cena entre o público, conquistando o coração dos torcedores.

O cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, teria sido o primeiro a desenhar o mascote da Seleção Brasileira, mas a versão mais conhecida foi a de Ziraldo, feita na década de 1960.

Depois disso, diversos cartunistas fizeram suas versões do canarinho e os desenhos foram publicados nos jornais da época.

Nas antigas versões, o canarinho exibia um sorriso amistoso. Ele chegou a ganhar uma versão em boneco comercializada nas lojas, e músicas em sua homenagem, como “Voa, canarinho, voa”, gravada pelo jogador Júnior.

Já nos anos 2000, a CBF passou a incluir o mascote nas camisas da seleção e lançou seu próprio canarinho de pelúcia oficial.

“A Seleção sempre foi conhecida como a Seleção Canarinha, então nada mais justo do que nosso mascote ser um Canarinho”, diz o departamento de marketing da CBF.

A equipe classifica o canarinho como a representação do torcedor brasileiro. “Quando ele está em ação está representando cada um de nós. Além disso, ele é um asset importante para buscar essa sinergia com o torcedor”, coloca.

O Canarinho ficou “pistola”

Em 2016, a CBF lançou o mascote de campo, ainda com uma feição sorridente. Mas logo uma outra versão apareceu e o Canarinho mudou de rosto.

O sorriso amistoso deu lugar à popular “cara fechada”, numa espécie de rebranding, que quer dizer a ressignificação de um produto.

De acordo com o departamento de marketing, a ideia não era tornar o novo modelo permanente, mas, diante da aprovação dos torcedores, para o bem de todos e felicidade geral da nação, o “Canarinho pistola” (apelido dado pelos torcedores), ficou.

“Em certo momento utilizamos um levemente diferente, mas diante da grande aceitação da versão que vem sendo utilizada optamos por manter a mesma”, explica a equipe.

Em 2017, o perfil da CBF chegou a publicar um tweet acalmando os torcedores e garantindo que o Canarinho pistola não iria desaparecer. A organização deu a entender que a versão amistosa seria utilizada em ações sociais e a versão “pistola” iria para os jogos.

A confederação explica que a feição foi adotada com o objetivo de representar a bravura do povo brasileiro, trazendo um olhar de seriedade para enfrentar os adversários.

Mas, ao mesmo tempo, o Canarinho consegue ser amável e carinhoso, especialmente com as crianças, apesar da cara “fechada”.

Mascote da seleção brasileira / Divulgação/CBF

Segundo a CBF, ele foi inspirado em mascotes que fazem sucesso ao redor do mundo, como o Benny, do Chicago Bulls.

O novo Canarinho começou a aparecer no site da CBF em outubro de 2016, sem um anúncio oficial. Ele chegou quatro meses depois do treinador Tite assumir o comando da seleção e um dos dois, certamente, trouxe sorte para a seleção.

O Brasil disputava as eliminatórias sul-americanas, que valiam vaga na Copa de 2018. Classificado em sexto lugar, a seleção ficaria de fora do mundial. Mas, com a chegada de Tite, o time deslanchou, alcançando quatro vitórias seguidas.

Menos de uma semana depois da aparição pública do novo canarinho, o Brasil chegou ao primeiro lugar da tabela, garantindo vaga na Copa.

Sucesso nas redes

Além de sucesso nas partidas da seleção, o canarinho pistola também logo fez sucesso nas redes sociais. Como a internet não perdoa, logo surgiram memes e perfis extra oficiais do novo mascote no Instagram e no Twitter.

O que atiçou o interesse e a curiosidade dos brasileiros, até mesmo dos que não são fãs de futebol, foi justamente a cara séria do canarinho. Foi, então, nas redes que o mascote foi apelidado de “Canarinho pistola”.

Os memes caíram, até mesmo, no gosto dos administradores dos perfis da CBF nas redes. Nos conteúdos, a imagem do mascote é associada a uma frase de reprovação e divertem o público.

As contas da CBF também publicam vídeos do mascote interagindo com os jogadores, animando a torcida nos estádios e, até mesmo, fazendo embaixadinhas. Isso tudo alimenta ainda mais a criatividade fértil dos brasileiros na internet.

Copa de 2022

A Copa do Mundo de 2022 acontece a partir do dia 20 de novembro no Catar e o Canarinho pistola deve voltar a brilhar tanto quanto os jogadores da Seleção Brasileira, assim como aconteceu na Copa de 2018.

“Ele estará lá representando cada um dos torcedores brasileiros e incentivando a Seleção”, respondeu o departamento de marketing da CBF.

“Para o Catar podemos esperar muita interatividade com os torcedores, Seleção e conteúdo legal para as redes sociais”, acrescentou.

A grande novidade para esta Copa é o Zap do Canarinho, uma ação voltada ao relacionamento com os torcedores. O canal foi criado no último dia 7.

Ao enviar uma mensagem para o número (11) 94488-2022 pelo WhatsApp, os fãs podem mandar perguntas para os jogadores e comissão técnica, conhecer os locais de concentração popular para os jogos, saber mais sobre as leis e costumes do Catar e obter as escalações para os duelos da Copa antes da bola rolar.

Também foram criados vários stickers para os usuários compartilharem e viralizarem dentro do WhatsApp.

No Catar, o canarinho dividirá espaço com o mascote da Copa, que, este ano, é o La’eeb. De acordo com a organização do evento, o nome significa “jogador super-habilidoso”, em árabe.

Mascote da Copa foi apresentado durante vídeo que abriu a cerimônia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022 / Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Com a forma inspirada no Keffiyeh, lenço para cabeça característico do Catar, a animação mantém a tradição de incluir elementos regionais dos países-sede nos personagens.

Fonte: CNN Brasil

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