Lutando contra a ansiedade, as pessoas presas nesta semana em um teleférico no Paquistão foram dominadas pelo medo enquanto oscilavam a centenas de metros de altura.
Com pouco para beber, as seis crianças e dois adultos suportaram uma provação de 14 horas encalhados acima das florestas da província montanhosa de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão.
Mas seus pedidos de ajuda foram atendidos e, no fim da terça-feira (22), as autoridades revelaram como salvaram os passageiros: um de helicóptero e os outros de uma tirolesa, em uma operação de resgate complicada pelo clima.
Vídeo: Oito pessoas são resgatadas de teleférico no Paquistão
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”fH2kh7Hqkw0″
“A missão de resgate foi dificultada pelos fortes ventos na área e pelos perigos envolvidos em tais operações”, disseram as forças armadas do Paquistão em um comunicado.
O teleférico, que viajava entre os vilarejos de Batangi e Jhangri no distrito de Battagram –a cerca de quatro horas da estrada mais próxima– é usado para transportar crianças para a escola, reduzindo uma viagem de quase quatro horas para questão de minutos.
Mas o que era para ser uma rápida viagem se transformou em um cenário de vida ou morte, depois que um dos cabos se partiu, deixando o grupo preso a cerca de 275 metros acima de um vale.
Com o teleférico suspenso pelo que parecia ser um único cabo, os militares embarcaram em uma missão para resgatar os que estavam a bordo, puxando uma criança de helicóptero e trazendo as outras para a segurança por meio de uma tirolesa.
Imagens divulgadas pelos serviços de resgate capturaram o momento em que uma criança apareceu para pular do teleférico, enquanto se agarrava à ponta de uma corda pendurada em um helicóptero, antes de ser levada para um local seguro.
Em outro vídeo, os trabalhadores podem ser vistos puxando os dois adultos para uma tirolesa depois que a escuridão da noite dificultou o resgate aéreo.
A equipe de socorro deu medicamentos contra náusea aos passageiros após relatos de vômitos. As vítimas também receberam remédios para o coração, de acordo com Tanveer Ur Rehman, vice-comissário do distrito de Battagram.
O distrito de Battagram, onde fica o teleférico, é empobrecido e carece de infraestrutura e desenvolvimento. As famílias contam com os teleféricos construídas localmente, alguns deles feitas com sucatas de metal e vans descartadas, para se deslocar para a escola e até para o hospital.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil