Começando o ano de maneira diferente e especial, Francisco Carlos do Nascimento e Silva fez parte do grupo de representantes do povo brasileiro na entrega da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Francisco de 10 anos é filho de uma assistente social e um advogado, mora em Itaquera, na zona leste de São Paulo e é torcedor do Corinthians, assim como o presidente. O garoto é nadador da equipe mirim do clube há três anos. Ele iniciou sua vida esportiva na Academia Dandy na região da Patriarca antes de chegar ao Corinthians.
Em entrevista à CNN, Francisco disse saber que fez parte da história.
“Eu sabia que estava representando todas as crianças, as crianças pretas, o esporte, principalmente a natação, o Corinthians, a natação do Corinthians. Para mim foi muito especial. Representei as crianças negras que têm sonhos para realizar e que têm objetivos grandes”, disse o menino.
Francisco ainda disse o que espera da atual gestão do Ministério do Esporte.
“Espero que valorizem o esporte, principalmente a natação, que não recebe tanta atenção.”
O pai do menino, o advogado Francisco, que deu seu nome ao filho, falou sobre a importância da natação na vida do garoto e também dos amigos do garoto, unidos pelo mesmo esporte.
“A gente percebe pelo Francisco e pelos amigos dele, por exemplo na natação, a integração e a convivência deles. O crescimento, falando sempre sobre coisas positivas, sobre disciplina, treinamento. Isso ajuda a elevar o grau de consciência das crianças, uma participação coletiva em determinado esporte”, afirmou o pai, orgulhoso.
Em 2022, o menino Francisco terminou a 2ª etapa do Circuito Mirim Paulista com quatro medalhas, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1ª região) nos 50 metros costas e até o momento soma 16 medalhas.
Ele e Lula se conheceram em dezembro, no Natal dos Catadores, evento organizado pela Associação Nacional dos Catadores, em São Paulo. O presidente recebeu uma cartinha feita pelo menino.
Quando soube que participaria do evento, Francisco assistiu ao filme “Lula, O Filho do Brasil” e se inspirou no petista para quem sabe um dia também ser presidente do Brasil.
Francisco escreveu na carta que as crianças acreditam no presidente e contou que viajou até Curitiba para o famoso “Bom Dia, Presidente Lula”, que já o viu jogar bola no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) há alguns anos e que estaria presente em Brasília, no dia posse.
Após receber a carta o petista chamou o garoto para o palco e disse que gostaria de encontrá-lo novamente e abraçá-lo já com a faixa presidencial.
Deste dia em diante, Francisco e sua família mantiveram contato com a assessoria do Lula para que o garoto pudesse subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula e participar da entrega da faixa junto com outros representantes.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil