Apelidado como Joker, ou “Coringa”, Nikola Jokic, tem 28 anos e altura de 2,11 metros com 130 quilos. O pivô é original de Sombor, cidade no norte da Sérvia, e chegou na NBA em 2014.
O atleta do Denver Nuggets foi escolhido na segunda rodada, ele foi o jogador número 41 a ser selecionado no Draft.
Na primeira temporada dele na liga, o sérvio ainda apresentava números tímidos, com média de 10 pontos, 7 rebotes e 24 assistências por jogo. Após um período de adaptação, o Joker começou a ter mais minutos em quadra, e com isso, melhorou suas estatísticas.
O pivô se consolidou na NBA e foi eleito por duas vezes seguidas o melhor jogador da liga (MVP) nas temporadas de 2020-21 e 2021-22.
Neste ano, ele foi um dos finalistas que concorriam ao prêmio, com média de 24.5 pontos, 11.8 rebotes e 9.8 assistências, mas o escolhido foi o camaronês Joel Embiid.
Na temporada de 2022-2023, Jokic seguiu com atuações de destaque, liderando o Denver Nuggets a uma boa campanha na temporada regular. O time ficou em primeiro lugar na conferência oeste, vencendo 53 partidas e apenas 29 derrotas.
Durante os Playoffs, o time do Joker, eliminou na primeira rodada o Minnesota Timberwolves, depois o Phoenix Suns das estrelas Kevin Durant, Chris Paul e Devin Booker e por fim o Los Angeles Lakers, time comandado por Lebron James e Anthony Davis.
Nikola é considerado o grande favorito a receber o prêmio de melhor jogador das finais, assim como o time dele é o mais cotado a ser o campeão. O Denver Nuggets conta com jogadores como Michael Porter Jr. evoluindo cada vez mais com a ajuda de Jokic.
Além de ser o principal líder do time, o sérvio tem facilidade de dominar o jogo dentro do garrafão, sendo também capaz de entregar ótimas assistências. Outra característica que impressiona é a capacidade de acertar arremessos de média e longa distância, algo que até alguns anos, não era muito comum para pivôs.
Nessas finais, do outro lado está o time liderado por Jimmy Butler, o Miami Heat, que está acostumado a ser considerado “zebra”, a equipe chegam na final da NBA, após superar os favoritos Milwaukee Bucks e o Boston Celtics.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil