• qui. jan 23rd, 2025

Conheça Trinity Rodman, filha de ex-astro da NBA e revelação dos Estados Unidos na Copa do Mundo

Ouvir notícia

Na vitória dos Estados Unidos contra o Vietnã, por 3 a 0, pela Copa do Mundo Feminina, Sophia Smith brilhou com dois gols e uma assistência, mas a camisa 11 não foi a única que se destacou.

Outra jogadora chamou a atenção pela força física, habilidade com a bola nos pés e o incessante apoio ao ataque pelo lado direito do campo. A estreante em Copas Trinity Rodman.

A atacante de 21 anos, que atua no Washington Spirit, equipe da NWSL (liga norte-americana de futebol), é considerada uma das maiores revelações da nova geração americana e carrega um sobrenome poderoso no esporte do país. Ela é filha de Dennis Rodman, cinco vezes campeão da NBA e membro do Hall da Fama do basquete.

Dennis Rodman foi um dos jogadores mais populares da NBA nos anos 1990. O pentacampeão da liga também ficou conhecido pela personalidade excêntrica fora das quadras.

Ele fez parte de times icônicos como os “Bad Boys” do Detroit Pistons, além do Chicago Bulls, pelo qual fez um trio de sucesso com Michael Jordan e Scottie Pippen, muitas vezes roubando os holofotes de Jordan, considerado por muitos, o maior jogador da história do basquete.

Mas a fama sem precedentes culminou em uma convivência ruim entre o pai e a filha, futura estrela do futebol feminino.

Relação conturbada

Trinity nasceu em 2002, quando o pai já estava fora da NBA. No entanto, a relação entre os dois é complicada. A jogadora nasceu na Califórnia e foi criada pela mãe, Michelle Moyer, terceira esposa de Dennis. Em entrevista ao jornal The Guardian, a atleta ressaltou a importância de Michelle em sua vida.

Ninguém pergunta sobre a minha mãe porque ela não é uma estrela da NBA, mas queria que todos soubessem que ela sempre foi meu apoio em tudo na vida. É o meu maior exemplo

Trinity Rodman, em entrevista ao The Guardian

Trinity já expôs os desentendimentos com o pai em algumas oportunidades, alegando que passam meses ou até anos sem se comunicarem. Em 2021, Dennis reapareceu após longo período de ausência e foi ver a filha jogar pelos playoffs da NWSL. A presença surpreendeu Trinity, que acabou revelando o mix de sentimentos em postagem nas redes sociais.

Dennis Rodman apareceu em um jogo da NWSL. Depois de ANOS, me surpreendeu em uma grande partida da minha carreira, fiquei chocada, emocionada, feliz, triste, tudo. Meu pai não desempenha um grande papel na minha vida, e a maioria das pessoas não sabe disso. Passo meses, anos, sem sua presença ou comunicação. Estar sob os holofotes tem sido difícil para nós, ele e eu. Não temos o melhor relacionamento, mas, no final do dia, ele é humano, eu sou humana

Trinity Rodman

A camisa 20 da seleção americana contou ao jornal Time que não recebeu nenhuma mensagem de Dennis Rodman após a convocação para a disputa de sua primeira Copa do Mundo.

Em documentário produzido pela ESPN sobre sua carreira e excessos fora das quadras, Dennis Rodman afirmou lutar contra demônios internos até hoje, e que a ausência no dia a dia da filha caçula é um dos maiores arrependimentos que possui.

Dennis Rodman contou sobre vida e carreira em documentário polêmico /Foto: Divulgação

No começo da carreira, Trinity chegou a usar apenas o primeiro nome nas camisas e rejeitou o sobrenome famoso. Com a evolução na relação com o pai, passou a utilizar o “Rodman” às costas.

Mesmo com a distância, a filha prodígio admite que o estilo de jogo de Dennis nos tempos de NBA a influencia diariamente no momento das partidas.

Grande parte do meu jogo é as recuperações de bola. Estou sempre rastreando e sendo a primeira pessoa a colocar o pé ou a cabeça na bola. Mesmo que ele (Dennis) não fosse o primeiro cara sob a cesta, ou estivesse ao lado de Shaquille O’Neal, que era muito mais alto, ele conseguia o rebote. Era o movimento do corpo e o posicionamento. Ele era inteligente

Trinity Rodman, em entrevista ao jornal Time

Trinity em ação pelos Estados Unidos em amistoso pré-Copa
Trinity em ação pelos Estados Unidos em amistoso pré-Copa / John Todd-USSF/Getty Images

Carreira meteórica

A atacante começou a praticar futebol com quatro anos de idade. Aos 10 anos, conquistou o quarto título nacional, a nível escolar, com o SoCal Blues. Ela continuou pelas categorias estudantis até 18 anos, quando se tornou profissional.

Rodman foi a jogadora mais jovem a ser selecionada no draft da NWSL, a liga profissional dos Estados Unidos. Desde 2021, ela defende o Washington Spirit, time que fica na capital do país. No primeiro ano pelo clube, foi campeã nacional e eleita a melhor jogadora jovem da competição (Rookie Of The Year).

Uma das atletas mais bem pagas da liga

Recentemente, Rodman assinou uma extensão de contrato com o clube até 2024, sendo uma das atletas mais bem pagas da NWSL. O salário gira em torno de 1 milhão de dólares, superando nomes como Alex Morgan, companheira e líder na seleção dos Estados Unidos.

Trinity é presença constante nas convocações do time americano desde 2021. No último amistoso antes de embarcar para a Copa do Mundo, ela marcou os dois gols da vitória contra o País de Gales, se tornando a jogadora mais jovem na história da seleção a marcar duas vezes em uma mesma partida.

No total, são 19 jogos representando o país e quatro gols marcados.

Trinity é uma das jogadoras mais bem pagas da NWSL
Trinity é uma das jogadoras mais bem pagas da NWSL / Foto: Ira L. Black – Corbis/Getty Images

Destaque na estreia e revelação americana

No primeiro jogo das tetracampeãs mundiais contra o Vietnã, Trinity foi uma das melhores em campo, com forte apoio ao ataque pelo lado direito. A preocupação com o sistema defensivo foi algo que também a destacou na partida.

No setor ofensivo, Rodman acertou dois dribles, criou duas grandes chances de gol para as companheiras e ainda sofreu um pênalti, desperdiçado por Morgan.

Na defesa, ela venceu todos os duelos aéreos contra as vietnamitas, levou a melhor em nove de 15 disputas de bola e fechou a participação com dois desarmes. Números que a credenciam como uma das principais jogadoras do time, apesar da pouca idade.

Trinity é uma ótima finalizadora e já mostrou isso de várias maneiras. Ela tem a tarefa de aumentar o ritmo dos jogos, e, quando está em campo, vemos isso aumentar drasticamente

Vlatko Andonovski, técnico dos EUA, em entrevista coletiva

Trinity Rodman foi um dos destaques da estreia americana
Trinity Rodman foi um dos destaques da estreia americana / Foto: Ulrik Pedersen/DeFodi Images via Getty Images

Os Estados Unidos e Trinity Rodman entram em campo nesta quarta-feira (26), às 22h (horário de Brasília), em Wellington, na Austrália. O desafio é contra a Holanda e vale a liderança do grupo E.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem