O Conselho da Federação Russa, a câmara alta do Parlamento na Rússia, aprovou a suspensão do acordo de armas nucleares Novo Start nesta quarta-feira (22), informaram agências de notícias estatais russas.
Mais cedo, a câmara baixa da Rússia, a Duma Estatal, também aprovou a decisão, que o presidente Vladimir Putin havia anunciado em um importante discurso na terça-feira.
Na terça-feira (21), Putin declarou que a Rússia estava suspendendo sua participação no novo tratado com os Estados Unidos, que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados.
“A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia.
O tratado Novo Start limita o número de ogivas nucleares estratégicas que os Estados Unidos e a Rússia podem implantar, o número de submarinos para lançar mísseis e a quantidade de bombardeiros terrestres.
Ele foi assinado em Praga em 2010, entrou em vigor no ano seguinte e foi prorrogado em 2021 por mais cinco anos, logo após a posse do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil